
A escassez de profissionais qualificados para trabalhar em corretoras e escritórios de assessoria de investimentos criou uma enorme oportunidade de negócios para a MELVER, edtech fundada por Raony Rossetti, ex-executivo da XP Investimentos.
Enquanto grandes fintechs têm aparecido na mídia nos últimos meses por conta das demissões e cortes de custos, a MELVER conseguiu trilhar o caminho oposto. “Alguns poderiam dizer que o momento é ruim, mas a realidade é muito diferente disso. A MELVER está suprindo uma das maiores necessidades das corretoras e dos escritórios de assessoria de investimentos: a escassez de assessores de investimentos qualificados”, afirma Rossetti.
O assessor de investimentos (ou Agente Autônomo de Investimento – AAI) é o profissional que faz a intermediação de produtos financeiros, como ações, fundos de investimento, ou ativos de renda fixa entre as instituições financeiras e os seus clientes.
Eles são considerados como “o alicerce das corretoras”, afinal são os principais responsáveis pela captação de recursos de investidores, atendimento e geração de receita.
“Cabe aos assessores entenderem o momento de vida de seus clientes, seus objetivos, os anseios e perfis de risco. Ao entenderem, com precisão, o que seus clientes precisam, eles utilizam os mais variados produtos e serviços existentes no mercado financeiro para melhor atendê-los”, explica Rossetti.
O fundador da MELVER destaca ainda que a quantidade de investidores aumentou substancialmente nos últimos anos, mas o crescimento de profissionais qualificados para atendê-los foi muito pequeno. “As corretoras passaram a correr atrás dos gerentes de bancos para compor os seus times. Além disso, ficaram disputando entre si pelos assessores já existentes, em uma estratégia de ‘rouba monte’. Não houve a preocupação com a formação, do zero, de mão de obra”, diz.
Pensando nisso, a edtech desenvolveu o Plano de Formação de Assessores, um programa gratuito que apoia e capacita os interessados pelo mercado financeiro a migrarem de carreira. A exigência para participar do programa é ter apenas o ensino médio completo.
O programa é entregue de forma on-line, por meio da plataforma da MELVER. São videoaulas, e-books, mapas mentais, exercícios, simulados e lives. “Nós pegamos nossos alunos pela mão e os levamos até os contratantes, sem custo algum. Conosco eles se preparam para a certificação ANCORD, que é obrigatória para o exercício da profissão. Nós, inclusive, os preparamos para as entrevistas de trabalho, que são intermediadas pelo nosso time de RH”.
Para quem se questionou sobre o fato de o programa de transição de carreira não ter custo para os alunos, Rossetti explica que a MELVER é remunerada pelas instituições financeiras, já que forma profissionais para elas. “Estamos com mais de 6 mil vagas abertas, distribuídas em todo o Brasil”, destaca.
Para se inscrever no Plano de Formação de Assessores, os interessados precisam apenas preencher os dados clicando aqui. Ao se inscreverem, receberão por e-mail os dados de acesso.