
Após um dia negativo para o mercado nos Estados Unidos com as falas mais pessimistas de membros do Federal Reserve, os índices futuros de Wall Street operam em alta nesta quinta-feira (9).
Os investidores continuam analisando e avaliando qual será a trajetória das taxas de juros no país e se haverá algum corte neste ano. Para isso, terão mais dados sobre o mercado de trabalho, como os pedidos de auxílio-desemprego.
A valorização também é impulsionada por resultados corporativos. No pré-mercado, as ações da Walt Disney (Nyse: #DIS; BDR: DISB34) registram ganhos de 6% após reportar um balanço que superou projeções de lucro e uma queda menor de assinantes.
No Brasil, a agenda conta com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que deve subir 0,51% em janeiro, e as vendas no varejo. Além disso, os resultados trimestrais das companhias listadas na B3 segue forte, com divulgações de BB Seguridade (#BBSE3) antes da abertura, e Bradesco (#BBDC4) e TIM (#TIMS3) depois do fechamento.
Na frente política, a briga entre Lula e Banco Central segue nos holofotes, uma vez que o chefe do Executivo segue questionando a autonomia da autarquia. Porém, o mercado ganhou ânimo após o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ter enfatizado que o governo não quer mudar a lei da autonomia do BC.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam entre perdas e ganhos nesta quinta, após Wall Street voltar a sofrer perdas na quarta-feira em meio a preocupações com a trajetória dos juros nos Estados Unidos. Na China continental e em Hong Kong, por outro lado, as bolsas foram impulsionadas por ações de tecnologia, em meio a expectativas de maior demanda por hardware com o entusiasmo gerado pelo ChatGPT.
Os mercados europeus operavam em alta hoje, com os investidores avaliando as perspectivas econômicas. Na terça-feira, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que a inflação está diminuindo, mas as taxas ainda podem subir. Além disso, a inflação da Alemanha, principal economia da zona do euro, abaixo do esperado motiva os mercados.
Agenda econômica
- Brasil: Balanços de BB Seguridade, antes da abertura, e de Bradesco e TIM, após o fechamento do mercado
- Alemanha/Destatis: CPI preliminar de janeiro (4h)
- Fipe: IPC da 1ª quadrissemana de fevereiro (5h)
- FGV: IGP-M do 1º decêndio de fevereiro (8h)
- IBGE: IPCA de janeiro (9h)
- IBGE: INPC de janeiro (9h)
- IBGE: INCC/Sinapi de janeiro (9h)
- IBGE: Vendas no varejo restrito em dezembro devem cair 0,8%, na margem; no varejo ampliado, devem subir 0,8%, na margem (9h)
- EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego até 04/02 (10h30)
- México: BC divulga decisão de política monetária (16h)
- Peru: BC divulga decisão de política monetária (20h)
- China/NBS: CPI de janeiro (22h30)