BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Copom reforça preocupação com risco fiscal, mostra ata

O comitê destacou sobre as questões fiscais e o aumento dos prêmios de riscos, mas elogiou o pacote apresentado pelo ministério da Fazenda

Eduardo Saraiva Por Eduardo Saraiva
07/02/2023
Em ECONOMIA
Banco Central/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, mostrou mais uma vez sua determinação na briga contra a inflação, reduzindo as chances de um corte na Selic em 2023, apesar das contínuas críticas do presidente Lula com os juros a 13,75%. O comitê destacou os riscos fiscais que podem impactar a inflação, elevando os “prêmios nos preços de ativos”.

“A revisão do arcabouço fiscal diminui a visibilidade sobre as contas públicas para os próximos anos e introduz prêmios nos preços de ativos e impacta as expectativas de inflação”, mostrou a ata da última reunião do Copom nesta terça-feira (7). “O Copom seguirá acompanhando seus impactos [dos estímulos fiscais] sobre atividade e inflação e reforça que, em ambiente de hiato do produto reduzido, os impactos sobre a inflação tendem a se sobrepor aos impactos almejados sobre a atividade.”

Leia Mais

BRASIL NO NOVO CILCO GLOBAL

Novo ciclo global expõe fragilidades do crescimento brasileiro

20 de janeiro de 2026
FERNANDO HADDAD

Haddad defende corte de juros, rebate críticas e apoia ampliar poder do BC

20 de janeiro de 2026

O documento enfatizou que a taxa Selic deve se manter por mais tempo do que o esperado: “O Comitê reforçou que é necessário manter a vigilância, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por um período mais prolongado do que no cenário de referência será capaz de assegurar a convergência da inflação”.

De acordo com a última divulgação do relatório Focus, também do BC, a expectativa é que a taxa finalizará o ano em 12,50%. Isso indica que os economistas acreditam que a autarquia iniciará seu processo de corte de juros já neste ano.

O pacote fiscal anunciado pelo ministério da Fazenda recebeu elogio por parte dos membros do Copom, reconhecendo que pode ter impacto positivo sobre os preços ao consumidor.

“O Comitê manteve sua governança usual de incorporar as políticas já aprovadas em lei, mas reconhece que a execução de tal pacote atenuaria os estímulos fiscais sobre a demanda, reduzindo o risco de alta sobre a inflação”, afirmou a ata do Copom.

Com apenas 122 cm de largura, a Keret House na Polônia é a casa mais estreita do mundo e fica espremida entre dois prédios em uma fenda urbana

SUV queridinho da Nissan é o mais barato, faz 13 km/l com seu motor potente e porta-malas gigante

Com vigas metálicas suspensas a 30 metros sobre pilares de concreto, o edifício de 1988 virou um marco revolucionário da engenharia em Salvador

“Maior risco do Brasil não está nos juros, mas no fiscal”, afirma especialista da Fami

Com dez anos de maturação e uma salga precisa de três por cento, é assim que as ovas de esturjão viram o alimento mais caro do mundo

Ibovespa renova máximas históricas e se descola do tombo em Wall Street

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.