Os fundos de investimentos são aplicações bastante conhecidas dos brasileiros e podem ser uma boa opção para montar uma carteira diversificada.
Eles funcionam como uma espécie de condomínio de investidores, pois reúnem dinheiro de diversas pessoas para investir de forma conjunta no mercado financeiro. Os lucros recebidos com a aplicação são divididos entre os cotistas, de forma proporcional ao valor investido.
Entre os benefícios deste tipo de aplicação, destaque para o fato da gestão ser feita por um profissional especializado, que possui amplo conhecimento do mercado financeiro e conta muitas vezes com uma equipe de analistas que ajudam a escolher os melhores ativos para compor a carteira do fundo.
“Os fundos são uma alternativa prática para a diversificação de carteira, já que os gestores podem comprar diversos ativos diferentes, sempre de acordo com o mandato de cada fundo. Dependendo do fundo, ele pode investir em ações, CDBs, debêntures, moedas, derivativos e até investimentos estrangeiros”, aponta a Blue3 Investimentos.
Há fundos para todos os tipos de investidores, dos mais conservadores até os mais arrojados.
Pela classificação da CVM, os fundos são divididos em 4 diferentes grupos:
Renda fixa
Os fundos de renda fixa precisam ter pelo menos 80% dos recursos aplicados em ativos de renda fixa. “O principal fator de risco é a variação da taxa de juros ou de índice de preços”, afirma a Blue3.
Existe também o risco de crédito dos papéis que estão na carteira do fundo – principalmente no caso de títulos bancários e de empresas.
Ações
Os fundos de ações precisam ter no mínimo 67% do patrimônio investido em ações. O risco mais comum é a variação do preço dos papéis que estão incluídos na carteira.
Cambial
Os fundos cambiais investem acima de 80% do patrimônio em ativos que tenham relação com outras moedas. Os mais comuns são os fundos cambiais de dólar, que buscam acompanhar a cotação da moeda norte-americana.
O principal fator de risco de um fundo desse tipo é a variação de preço de moedas estrangeiras.
Multimercado
Estes fundos podem alocar em vários tipos de ativos, sem a necessidade de concentração em uma classe específica. A carteira pode conter aplicações de renda fixa, câmbio, ações e derivativos.
Invista nos melhores fundos do mercado. Abra sua conta na Blue3 Investimentos