
O Ibovespa iniciou as negociações desta quarta-feira (4) em alta, recuperando parte das fortes perdas registradas nos dias anteriores. O cenário político em Brasília continua influenciando negativamente as ações locais.
Às 11h45, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 0,35%, cotado a 104.526 pontos.
A relação entre o mercado e o presidente Lula segue abalada. Os ataques à austeridade fiscal e as intenções intervencionistas, algumas populistas, causam cada vez mais aversão, com especial prejuízo às estatais, como Petrobras (PETR3; PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3).
Entre os indicadores, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) apresentou uma queda de 0,54% em novembro de 2022 em relação ao mês anterior, número superior ao último divulgado, que teve variação negativa de 0,86% em outubro, conforme mostrou o IBGE. O acumulado no ano chegou a 4,47% e o acumulado em 12 meses a 4,39%.
No cenário corporativo, a Eletrobras (ELET3; ELET6) anunciou que seu conselho de administração aprovou um novo programa de recompra de ações. Segundo fato relevante, serão adquiridas até cerca de 202,1 milhões de ações ordinárias e 27,5 preferenciais, que representam, que representam 10% do total de ações em circulação de cada classe e espécie