
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse durante o Simpósio de Jackson Hole sobre o processo de tapering nas compras de bônus. A maioria dos dirigentes da instituição concorda que, caso a economia continue a evoluir “em geral conforme antecipado”, seria “apropriado começar a reduzir o ritmo das compras de ativos neste ano”.
Leia também:
- Destaques da Bolsa: Ação da Usiminas avança após anúncio do pagamento de dividendos
- IPCA-15: Energia elétrica é uma das aliadas da inflação; analista avalia
Powell disse também que o Fed continuará com as compras de ativos no ritmo atual até que ocorra mais progresso substancial rumo às metas de máximo emprego e estabilidade de preços.
William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue, avaliou o cenário e disse que o que tem preocupado é a recusa da vacina de uma parcela da população americana e o aumento de casos de Covid-19.
“Esse tem sido um problema para que se consiga manter a economia totalmente reaberta, que é necessário nesse momento agora de recuperação. O Jerome Powell está bastante de olho nisso falando que a gente ainda tem um espaço muito grande em um nível de pleno emprego”, disse à BM&C News.
No discurso, Powell falou que com o tempo será possível saber mais sobre os efeitos da variante Delta e que continua a esperar por forte criação de empregos.
O analista, Alan Ghani, avaliou que caso os dados de mercado de trabalho venham no Payroll abaixo do esperado, pode haver mudanças no tapering e pode ser que fique para o ano que vem. “Eu continuo com a projeção de que irá acontecer em novembro, por aí”, disse Ghani.
Além disso, William ressaltou que o tapering pode vir agressivo, porém isso não significa que os juros irão subir logo depois de um espaço muito grande.
Na análise, William também disse que a economia americana tem mostrado recuperação e que de fato não tem muito o porquê estar sustentando um mercado financeiro com compra de títulos. “É óbvio que se sair de 120 para 0 vai assustar, não me parece ser o cenário base, mas eu acho que tem sim espaço para um tapering mais agressivo e para retirar logo esses estímulos”, analisou.
O presidente do Fed disse que a avaliação de que o banco central americano pode começar a reduzir o programa de compra de títulos do Tesouro no valor de US$ 120 bilhões mensais no fim do ano.
O mercado respondeu positivamente após as falas de Jerome Powell. Houve movimentação no Ibovespa, no dólar comercial e também as empresas de commodities se beneficiaram. Além disso, o S&P 500, Nasdaq e o Dow Jones também apresentaram alta hoje.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.