
Os índices futuros dos Estados Unidos operam cautelosamente em alta nesta quarta-feira (4), com os investidores à espera de uma série de dados econômicos. Os principais destaques do dia serão o relatório de emprego Jolts, que será divulgado às 12h, a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, às 16h.
As duas divulgações, em especial a ata do Fed, devem passar mais informações de como está a economia norte-americana e qual deve ser o próximo passo dos membros do BC dos EUA. Segundo o CME Group, 70% dos investidores apostam em mais uma redução no ritmo de aperto monetário, arriscando uma elevação de 25 pontos-base na reunião de fevereiro, o que levaria a taxa de juros para o intervalo entre 4,50% e 4,75%. Os outros 30% acreditam que o Fed aumente em 50 pb.
No Brasil, o mau humor segue prevalecendo, uma vez que a relação entre o mercado e o presidente Lula segue abalada. Os ataques à austeridade fiscal e as intenções intervencionistas, algumas populistas, causam cada vez mais aversão, com especial prejuízo às estatais, como Petrobras (PETR3; PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3).
Na agenda econômica, o Índice de Preços ao Produtor (IPP), do IBGE, de novembro inicia os indicadores, seguido do PMI Composto e de Serviços do S&P Global. À tarde, o Banco Central divulga o resultado do fluxo cambial de 2022.
No cenário corporativo, Caio Paes de Andrade renunciou à presidência da Petrobras na última sexta-feira (30), segundo o jornal Valor Econômico, mas permanecerá no cargo até que sucessor seja definido. De acordo com a companhia, o ministério de Minas e Energia ja enviou a indicação de Jean Paul Prates para presidência da estatal.
Ásia
As bolsas asiáticas fecharam entre perdas e ganhos nesta quarta, à espera da última ata de política monetária do Federal Reserve (Fed), que pode mostrar uma postura mais moderada do banco central dos Estados Unidos no aumento de juros.
Europa
Os mercados europeus sobem nesta manhã, com os investidores reagindo aos dados de atividade acima do esperado em diversos países e na zona do euro. Além disso, o mercado aguarda a divulgação de mais dados econômicos dos Estados Unidos, além das últimas atas da reunião de política monetária mais recente do Federal Reserve dos EUA.
Agenda econômica
- Alemanha/S&P Global: PMI composto final de dezembro e PMI de serviços (5h55)
- Zona do euro/S&P Global: PMI composto final de dezembro e PMI de serviços (6h)
- Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reunião com Isaac Sidney (Febraban) (8h30)
- IBGE: Índice de Preços ao Produtor de novembro (9h)
- Haddad também se encontrar com presidente indicada da Caixa (9h30)
- Brasil/S&P Global: PMI composto final de dezembro e PMI de serviços (10h)
- Geraldo Alckmin toma posse como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com a presença, entre outros, de Haddad (11h)
- EUA/Deptº do Trabalho: Relatório sobre empregos (Jolts) de novembro (12h)
- EUA/ISM/Chicago: PMI industrial de dezembro (12h)
- Haddad concede entrevista exclusiva ao Valor Econômico (14h)
- BC: Fluxo cambial semanal, mensal e anual (14h30)
- EUA: Fed divulga ata de última reunião (16h)
- EUA/API: estoques de petróleo da semana até 30/12 (18h30)
- China/S&P Global/Caixin: PMI composto final de dezembro e PMI de serviços (22h45)
*Com informações de BM&C Now e BDM