
O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (3) e amplia a liquidação registrada na véspera. Os investidores seguem atentos com os acontecimentos em Brasília, uma vez que a agenda de indicadores segue fraca neste início de ano.
Às 10h25, o principal índice da bolsa brasileira registra queda de 0,52%, cotado a 105.882 pontos.
Pela manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou de uma entrevista o site Brasil 247, na qual minimizou as reações negativas do mercado financeiro em relação a sua gestão na pasta, e disse que agora está “caindo a ficha” do mercado, com o conhecimento dos números sobre as medidas do governo anterior, que tiveram impacto de R$ 300 bilhões.
No fechamento do pregão desta segunda-feira, o primeiro do ano, o Ibovespa teve o pior desempenho desde o início dos anos 2000. De acordo com o levantanto feito pela Alkin Research, desde o começo do milênio, 65% das vezes, a bolsa fechou em alta no primeiro pregão do ano, e em 70% das vezes que começou em alta, terminou na mesma tendência. Já nos outros 35%, quando a bolsa começou o ano em baixa, metade das vezes também terminou em baixa.
No cenário corporativo, a Gol (GOLL4) divulgou sua prévia operacional referente ao mês de dezembro de 2022. No período, a oferta total (ASK) da companhia avançou 21,1% em comparação com dezembro de 2021. Além disso, a demanda total (RPK) cresceu 15,2% no último mês do ano passado em relação ao mesmo período de 2021. Já a taxa de ocupação ficou em 77,9% no mês passado, ante 81,9% de dezembro de 2021.