
Entre altas e baixas, o Ibovespa conseguiu fechar em leve alta nesta quinta-feira (22). O índice ficou pressionado pelo tombo das bolsas de NY. Após dados econômicos ainda positivos, investidores temem que o banco central americano possa avançar ainda mais no seu ciclo de aperto monetário. No Brasil, o radar aponta para os novos ministros anunciados por Lula.
Os principais índices de Wall Street ampliam quedas nesta quinta, depois que novos dados destacaram a força da economia dos Estados Unidos e agravaram as preocupações com o contínuo aperto da política monetária pelo Federal Reserve. O Produto Interno Bruto aumentou a uma taxa anualizada de 3,2% no último trimestre, disse o governo em sua terceira estimativa do PIB. O resultado ficou acima do esperado pelo mercado, que aguardavam 2,9% no período, como reportado na leitura anterior.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou novos nomes para seus ministérios, que devem totalizar 37 em sua gestão. O anúncio vem um dia depois do Congresso Nacional ter aprovado a PEC da Transição, que passou semanas em negociação entre o governo de transição e os parlamentares. O principal anúncio foi do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, como ministro da Indústria e Comércio.
Além disso, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou quatro novos nomes para a equipe econômica a partir de 2023. Foram anunciados Marcos Barbosa Pinto para Reformas Econômicas; Rogério Ceron ao Tesouro Nacional; Guilherme Mello para Política Econômica; e Robinson Barreirinhas para a Receita Federal.
No cenário corporativo, o conselho de administração do IRB Brasil (IRBR3) aprovou o grupamento de ações das ações da companhia na proporção de 30 para 1, conforme ata divulgada hoje. A alteração não promoveu mudança no valor do capital social da companhia.
Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices
Ibovespa: 107.551,52 (+0,11%)
S&P 500: 3.822,60 (-1,44%)
Nasdaq: 15.100,17 (-3,34%)
Dow Jones: 10.476,12 (-2,18%)
Dólar: R$ 5,18 (-0,33%)
Euro: R$ 5,49 (-0,54%)