
O Ibovespa virou para queda nesta quinta-feira (22), com o mau humor dos índices nos Estados Unidos pesando na bolsa brasileira. Pela manhã, Lula anunciou 16 nomes para diversas ministérios de seu governo. Os invetidores também repercutem a promulgação da PEC da Transição no Congresso.
Às 15h50, o principal índice da bolsa brasileira registra queda de 0,81%, cotado a 106.561 pontos.
Os principais índices de Wall Street ampliam quedas nesta quinta, depois que novos dados destacaram a força da economia dos Estados Unidos e agravaram as preocupações com o contínuo aperto da política monetária pelo Federal Reserve. O Produto Interno Bruto aumentou a uma taxa anualizada de 3,2% no último trimestre, disse o governo em sua terceira estimativa do PIB. O resultado ficou acima do esperado pelo mercado, que aguardavam 2,9% no período, como reportado na leitura anterior.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou novos nomes para seus ministérios, que devem totalizar 37 em sua gestão. O anúncio vem um dia depois do Congresso Nacional ter aprovado a PEC da Transição, que passou semanas em negociação entre o governo de transição e os parlamentares. O principal anúncio foi do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, como ministro da Indústria e Comércio.
Além disso, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou quatro novos nomes para a equipe econômica a partir de 2023. Foram anunciados Marcos Barbosa Pinto para Reformas Econômicas; Rogério Ceron ao Tesouro Nacional; Guilherme Mello para Política Econômica; e Robinson Barreirinhas para a Receita Federal.
No cenário corporativo, o conselho de administração do IRB Brasil (IRBR3) aprovou o grupamento de ações das ações da companhia na proporção de 30 para 1, conforme ata divulgada hoje. A alteração não promoveu mudança no valor do capital social da companhia.