BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Procuram-se líderes!

Marcus Vinícius de Freitas Por Marcus Vinícius de Freitas
21/12/2022
Em OPINIÃO
liderança-xadrez-líderes
Foto: Unsplash

O mundo – e o Brasil em particular – enfrenta um desafio grave de falta de liderança: do futebol à política, da academia ao setor empresarial. Na área política, nota-se uma ausência ainda maior de grandes lideranças para enfrentar os desafios da agenda mundial. Observamos ainda, que, diante de desafios, a grande maioria dos líderes atuais tendem a acovardar-se, apequenar-se e a se preocupar com questões de menor importância.

O Apóstolo cristão, Paulo, em sua epístola ao povo que vivia em Corinto afirmou: “Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?” A mensagem é clara. A função fundamental da liderança – religiosa, política, militar e empresarial – é dar o sonido certo para que a população possa preparar-se, de maneira efetiva, para poder reagir aos desafios impostos pela dura realidade da vida.

Leia Mais

A gaiola que vem de toneladas de aço: veja como a Mitsubishi cria ônibus soldando uma estrutura capaz de rolar em abismos sem amassar e protege passageiros desde 1950

A gaiola que vem de toneladas de aço: veja como a Mitsubishi cria ônibus soldando uma estrutura capaz de rolar em abismos sem amassar e protege passageiros desde 1950

17 de dezembro de 2025
Créditos: depositphotos.com / Elnur_

Quando o homem deixar de imaginar, a máquina já terá vencido

16 de dezembro de 2025

A batalha da sobrevivência levou a humanidade a viver do Saara até o Alasca, a adaptar-se, encontrar novas formas de convivência social, a ajustar-se ao meio ambiente, muitas vezes, modificando-o e, apesar das fatalidades acumuladas ao longo da História, alcançar realizações impressionantes, mesmo que em meio a alguns retrocessos. Ao longo da história, surgiram homens e mulheres que, apesar de seus defeitos – como todos têm – conseguiram alçar voos mais altos, terem uma visão da planície e liderarem nas batalhas incessantes da saga humana. A muitos destes líderes atribuímos um título peculiar: herói, um indivíduo que se distingue por seus feitos. E há muito tempo que não os produzimos.

O desafio é que a falta de lideranças competentes no direcionamento dos negócios de um País leva a uma queda coletiva na qualidade do desenvolvimento, reduz as possibilidades futuras e impacta, negativamente, a meritocracia e a necessária inspiração que líderes capacitados oferecem à sociedade no geral. Ademais, bons líderes provêm o exemplo necessário para vislumbrarmos melhores dias. Não se trata de uma ilusão coletiva, forjada por uma mensagem enganosa ou sedutora, mas sim a perspectiva de que o melhor ainda está por vir e que, para que isto ocorra, talvez sejam necessários “sangue, sofrimento, lágrimas e suor, como bem disse Churchill à população britânica num de seus momentos mais desafiadores.

O Brasil carece de boas e efetivas lideranças nos mais variados setores. Há muita briga política, ênfase no ganho individual e temporário e pouquíssimo compromisso com uma visão, plano e estratégia de longo prazo. Aqueles que deveriam assumir responsabilidade por seus atos, tentam transferir ou terceirizá-las: as “lideranças” não assumem responsabilidade por seus erros, culpam as circunstâncias ou outras instâncias. Tal irresponsabilidade leva ao caos, uma sensação de insegurança, frustração e ansiedade coletiva.

Por muito tempo, o Brasil tem enfrentado, dramaticamente, as consequências relacionadas à ausência de lideranças eficazes, levando o País a alçar somente voos de galinha, numa perda constante e lamentável de oportunidades e possibilidades.

A culpa não é exclusiva dos governantes. Os governados também possuem parcela importante da responsabilidade ao valorizarem mais a forma do que o conteúdo, a ideologia que o pragmatismo, as minorias que as maiorias, e o curto que o longo prazo, sem a prevalência do bem comum. O resultado é que, de fato, a trombeta vem dando sonido incerto há muito tempo e temos perdido inúmeras batalhas. E o Brasil se encontra mais perdido do que nunca para atingir a sua plena capacidade e potencial.

Ibovespa dispara acima dos 171 mil com alívio geopolítico

STF forma maioria para dar 60 dias de adaptação a big techs

Irã diz que não decidiu sobre acordo e explosões elevam tensão em Ormuz

Incerteza eleitoral entre Lula e Flávio trava fluxo de capital

Cirurgia Já aposta em crédito para ampliar acesso a procedimentos médicos

Armazenagem agrícola no Brasil chega a 233,8 milhões de toneladas, aponta IBGE

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRAZILIAN WEEK 2026
    • COMBUSTÍVEL BRASIL
    • CUSTO BRASIL
    • INOVAÇÃO TRAVADA
    • MERCADO DE CAPITAIS
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.