
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta segunda-feira (12), em semana que terá a decisão de política monetária de três dos principais bancos centrais do mundo. Federal Reserve (Fed), Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (BoE) devem arrefecer o ritmo de alta, mas o BC norte-americano deve deixar claro a intenção de prolongar o ciclo de aumento nos juros.
A agenda desta semana ainda conta com dados da inflação nos EUA, na terça-feira (13) e na zona do euro, na sexta-feira (16). A expectativa é que o IPC norte-americano apresente desaceleração para 7,3% em novembro, enquanto o índice de preços da Europa fique estável em 10,0%.
No Brasil, o Boletim Focus inicia a semana com as expectativas de importantes indicadores, principalmente em relação à inflação, após o IPCA ter mostrado uma variação abaixo do esperado pelo mercado. A agenda conta ainda com a ata da da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, IBC-Br, IGP-10 e o Relatório Trimestral de Inflação (RTI).
No cenário político, o presidente eleito Lula será diplomado pelo TSE nesta segunda, e é esperado que anuncie novos ministros ainda nesta semana. Na terça, a PEC da Transição será discutida pela Câmara dos Deputados. Outro destaque, que poderá impactar na PEC, será o julgamento do STF sobre a constitucionalidade do Orçamento Secreto.
Ásia e Europa
Os mercados acionários da Ásia tiveram pregão negativo nesta segunda, junto com as bolsas na Europa. Havia expectativa por decisões de política monetária nesta semana, sobretudo do Federal Reserve (Fed), que deve elevar mais os juros para conter a inflação, e na China papéis do setor imobiliário voltaram a ficar sob pressão.
Agenda econômica
Relator-geral, Marcelo Castro, apresenta relatório do Orçamento
Reino Unido/ONS: produção industrial de outubro (6h)
França: OCDE divulga relatório de taxa de desemprego de países-membros (8h)
Boletim Focus (8h25)
Lula e Alckmin são diplomados presidente e vice-presidente da República em cerimônia no plenário do TSE (14h)