
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antecipou nesta sexta-feira (9) o anúncio dos primeiros nomes a compor ministérios em seu governo. Realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Lula confirmou o nome de Fernando Haddad como ministro da Fazendo e José Múcio para a Defesa.
A confirmação de Haddad para a Fazenda era amplamente aguardada pelo mercado, principalmente após o encontro do petista com o ministro Paulo Guedes. O ministério da Fazenda possivelmente será um dos três ministérios a serem divididos a partir da pasta da Economia. Os outros deverão ser: Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e Planejamento, Orçamento e Gestão.
O objetivo de Lula seria indicar os ministros na próxima terça-feira (13), após sua diplomação no dia anterior. A antecipação da escolha do ministro da Defesa se dá após o petista receber a informação de que os atuais titulares das Forças Armadas vão deixar os cargos em dezembro.
Os outros ministros indicados pelo petista são: Rui Costa (PT) como ministro da Casa Civil; Flávio Dino (PSB) como Justiça e Segurança Pública; e Mauro Vieira como ministro das Relações Exteriores.