
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta sexta-feira (9) o nome de Fernando Haddad para o ministério da Fazenda, junto com outros nomes de seu governo. A decisão já vinha aguardada pelo mercado e pelos investidores, principalmente após uma conversa entre Haddad e Paulo Guedes na quinta-feira (8).
O ministério da Fazenda deverá se tornar uma das três pastas que foram divididas a partir do antigo ministério da Economia. Os outros ministérios são: Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e Planejamento, Orçamento e Gestão.
Quem é Fernando Haddad
Fernando Haddad nasceu no dia 25 de janeiro de 1963 em São Paulo. Ele se graduou em Direito, com mestrado em Economia e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).
Haddad foi nomeado ministro da Educação no governo Lula em julho de 2005 e se manteve no cargo até janeiro de 2012, quando lançou sua candidatura para prefeitura de São Paulo. Nesse período, a gestão do petista ficou marcada com a criação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Conhecido como o “mais tucano dos petistas”, Haddad foi eleito para a prefeitura de Sâo Paulo em 2012. A principal marca deixava em seu único mandato foram questões e mobilidade urbana, como a redução do limite de velocidade em ruas e avenidas por toda a cidade e a criação de centenas de quilômetros de ciclofaixas. O então ex-ministro da Educação perdeu a tentativa de reeleição em 2016.
Em 2018, com a impossibilidade de Lula se candidatar devido aos julgamentos da Operação Lava Jato, Fernando Haddad foi o nome viabilizado pelo Partido dos Trabalhadores para a presidência da República contra Jair Bolsonaro, na época filiado ao PSL. O petista perdeu a eleição presidencial no segundo turno.
Em 2022, Haddad foi o candidato do PT ao governo do estado de São Paulo. Porém, perdeu a disputa para Tarcísio de Freitas (Republicanos), também no segundo turno.