
O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (5), acompanhando os índices futuros dos Estados Unidos e em dia que poderá apresentar menor liquidez devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo. Além disso, a expectativa é que está com os acontecimentos da semana, principalmente à decisão de política monetária do Banco Central e da votação da PEC da Transição, ambos previstos para a próxima quarta-feira (7).
Às 13h20, o principal índice da bolsa brasileira opera em baixa de 1,44%, cotado a 110.309 pontos.
A agenda de indicadores econômicos desta semana terá o Copom, que irá tomar sua decisão sobre política monetária, que deve manter a taxa Selic em 13,75%. No cenário político, a votação da PEC da Transição, crucial para o presidente eleito Lula, está pautada no Senado para esta quarta também.
Entre os indicadores, o Boletim Focus mostrou uma revisão considerável na projeção do crescimento brasileiro para este ano, com a estimativa do PIB do país subindo de 2,81% para 3,05% em 2022. A revisão ocorre após IBGE ter divulgado o resultado do PIB brasileiro do terceiro trimestre, que apresentou ganho de 0,4% no período e chegando a 3,2% no ano.
O Índice Gerentes de Compras (PMI) composto no Brasil ficou em 49,8 em novembro, ante 53,4 registrado no mês anterior, indicando um novo declínio na atividade do setor privado brasileiro, encerrando uma sequência de expansão de 17 meses, de acordo com o S&P Global nesta segunda-feira (5). Já o PMI de serviços, por sua vez, passou de 54,0 em outubro para 51,6 no mês passado, o menor nível em 18 meses.