
Nesta quarta-feira (19), o Federal Reserve (FED) divulgou o Livro Bege, revelando que as taxas de juros e a inflação continuam pesando sobre a atividade, e muitos contatos expressaram maior incerteza ou maior pessimismo quanto às perspectivas.
“A atividade econômica ficou estável ou ligeiramente acima desde o relatório anterior, abaixo do ritmo médio modesto de crescimento no período anterior do Livro Bege”, afirmou o livro.
“Os gastos dos consumidores não automotivos foram mistos, mas, no geral, obtiveram pequenos ganhos. A inflação levou os consumidores de renda baixa a moderada a substituí-los cada vez mais por produtos de preços mais baixos”, relatou trecho do livro bege.
O livro também frisou que os contatos de viagens e turismo, por outro lado, relataram ganhos moderados na atividade, já que restaurantes e locais de hospitalidade de alto padrão tiveram uma demanda robusta.”
“A construção residencial caiu ainda mais em um ritmo modesto, enquanto a construção não residencial foi mista, mas caiu ligeiramente em média. O leasing comercial enfraqueceu ligeiramente e as vagas de escritórios aumentaram. Os empréstimos bancários tiveram novas quedas modestas em meio à demanda cada vez mais fraca e critérios de crédito mais rígidos”.