
O Ibovespa iniciaram em alta na manhã desta segunda-feira (21), mas viraram o sinal ao longo da manhã e operam em queda, acompanhando os índices futuros dos Estados Unidos. Os papéis de varejistas e construtoras se destacam hoje, uma vez que foram penalizadas no último mês.
Às 14h05, o principal índice da bolsa brasileira registra alta de 0,51%, cotado a 109.427 pontos.
O principal assunto que movimenta a bolsa serão as últimas informações sobre o governo de transição do governo Lula, comandado por seu vice, Geraldo Alckmin. A expectativa dos investidores é que o petista ceda à pressão e divulgue o quanto antes o nome do ministro da Fazenda para servir como interlocutor com o mercado.
As ações da Copel (CPLE6) são o principal destaque do dia, após a companhia ter anunciado que o Estado do Paraná informou a intenção de transformar a empresa energética em uma “corporation”, ou companhia de capital disperso. De acordo com o comunicado, o modelo de governança em estudo prevê que o Estado permaneça com participação relevante não inferior a 15% do capital social total da Copel e 10% capital votante. Para isso, o governo paranaense faria uma oferta pública de distribuição secundária de ações ordinárias e/ou certificados de depósito de units, cujo objetivo é reduzir a participação na Copel.
As ações de mineradoras e siderúrgicas operam entre as maiores quedas nesta segunda, com o minério de ferro fechando em queda de 2,9% em Cingapura, a US$ 95,70 a tonelada. Em Dalian, na China, a commodity chegou a cair 2,6%, mas se recuperou e encerrou estável, a US$ 104,10 a tonelada.