
A Copel (CPLE6) informou ao mercado nesta segunda-feira (21), via fato relevante, que o Estado do Paraná comunicou a intenção de transformar a companhia em uma “corporation”, ou companhia de capital disperso.
De acordo com o comunicado, o modelo de governança em estudo prevê que o Estado permaneça com participação relevante não inferior a 15% do capital social total da Copel e 10% capital votante.
Para isso, o governo paranaense faria uma oferta pública de distribuição secundária de ações ordinárias e/ou certificados de depósito de units, cujo objetivo é reduzir a participação na Copel, além de alterar o estatuto social da empresa energética para não permitir que nenhum acionista ou grupo de acionistas possa exercer votos em número superior a 10% da quantidade total de votos conferidos pelas ações com direito a voto.
Os recursos obtidos por meio da oferta seriam utilizados para investimentos no Estado do Paraná.
“A Companhia ressalta que a proposta acima de transformação da Copel em uma companhia de capital disperso e sem acionista controlador depende de determinadas autorizações legais que serão avaliadas. A Companhia também irá avaliar o modelo proposto e os procedimentos específicos para sua efetivação, incluindo a eventual convocação da assembleia geral para deliberar sobre o assunto”, destacou a Copel, em fato relevante.
Confira o fato relevante por meio do link aqui.