
As bolsas europeias e os índices futuros de Wall Street operam em alta na manhã desta sexta-feira (18), com os investidores avaliando os dados recentes da economia norte-americana, além das declarações de diferentes membros do Federal Reserve. As informações ajudam a tentar antecipar qual será a decisão do Fed em relação aos juros na próxima reunião de política monetária.
No Brasil, a bolsa de valores continua a sofrer uma liquidação em seus ativos, uma vez que a PEC da Transição, ou do Estouro como alguns dizem, vem causando muita aversão ao mercado. Isso levou Arminio Fraga, Pedro Malan e Edmar Bacha a enviarem uma carta ao presidente eleito Lula para rebater críticas recentes sobre o teto de gastos e a responsabilidade fiscal.
No cenário corporativo, a Oi (OIBR3; OIBR4) realiza sua assembleia geral extraordinária para deliberar sobre o grupamento de ações da empresa, já aprovado pelo conselho de administração.
Ásia
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda hoje, com a postura agressiva de dirigentes do Federal Reserve (Fed) sobre o aperto monetário nos Estados Unidos derrubando as ações, assim como as bolsas de Nova York na quinta-feira.
Europa
Assim como a Ásia, os mercados europeus reagem ás falas dos Fed boys, mas operam em sentido contrário e sobem alta nesta sexta, com os investidores continuando a avaliar a trajetória da política monetária.
Agenda Econômica
▪️ Portugal: Lula se encontra com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e com o primeiro-ministro Antônio Costa, em Lisboa
▪️ Reino Unido/ONS: vendas no varejo em outubro (4h)
▪️ Alemanha: Presidente do BCE, Christine Lagarde, discursa no Congresso Bancário Europeu de Frankfurt (5h30)
▪️ CNI: Sondagem Industrial de novembro (10h)
▪️ Roberto Campos Neto participa de evento da Bloomberg, em São Paulo (10h)
▪️ EUA: Presidente do Fed de Boston, Susan Collins, faz discurso de abertura em evento da própria distrital sobre mercado de trabalho (10h40)
▪️ EUA/NAR: vendas de moradias usadas em outubro (12h)
▪️ EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em atividade na semana (15h)
*Com informações de BM&C Now e BDM