
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um discurso na última quarta-feira (16) na COP 27, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que discute as mudanças climáticas. “Vai cair a bolsa, o dólar vai aumentar, paciência… o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia”, disse Lula.
Em entrevista a BM&C News, o analista e fundador da Velotax, Victor Savioli, avaliou os impactos que os discursos do novo presidente eleito, Lula, podem trazer em médio prazo ao mercado. “Eu acho que a fala dele é no mínimo irresponsável”, iniciou o analista.
Savioli afirmou que se a economia não vai bem, não temos um país com a pobreza mais baixa ou controlada. “Essa dicotomia patrão e empregado, não existe, as coisas só caminham do jeito certo se ficar bom para todo mundo”, comentou.
Desse modo, o analista destacou que vamos esperar o que vai acontecer na prática, “mas se tudo o que o Lula está falando agora, se concretizar, é muito ruim e de fato o país vai sair do trilho”.
“Nesse caso, não adianta ter paciência porque o dólar vai continuar subindo, a inflação vai continuar alta, os juros vão continuar altos, e o desemprego vai voltar a crescer”, afirmou Savioli.
Por fim, Savioli destacou que não tem como dar assistência social se a economia não vai bem. “O dinheiro tem que sair de algum lugar, na maior parte dos casos sai do bolso da iniciativa privada por via de impostos, então pelo menos a economia precisa encaminhar bem”.
Confira a análise na íntegra: