
O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (16) com Investidores atentos às movimentações em Brasília, de olho nas sinalizações sobre a PEC da Transição, que deve ser apresentada logo após o fechamento do mercado. Informações iniciais de que os recursos fora do teto de gastos devem ser por tempo indeterminado são mal vistas pelos agentes financeiros e adicionam volatilidade aos negócios.
Com a agenda de indicadores esvaziada no Brasil, o mercado ficou atento ao pronunciamento do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência do Clima, a COP-27, no Egito. Ele defendeu que que o combate à mudança climática anda junto com o combate à pobreza e à desigualdade, põe objetivo de zerar desmatamento nos biomas brasileiros e diz que vai reconstruir os órgãos de fiscalização para investigar e punir crimes ambientais. “Não há segurança climática no mundo sem Amazônia protegida”, afirmou Lula, em discurso.
Outro destaque será do vice-presidente eleito e coordenador, Geraldo Alckmin, que anunciará hoje, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, os novos integrantes de grupos técnicos de trabalho do Gabinete de Transição.
No cenário internacional, as repercussões dos mísseis que atingiram a região oeste da Polônia seguem como preocupação, apesar do presidente polônes, Andrzej Duda, ter dito que “não há indicação” de que o míssil que caiu no país tenha sido um “ataque intencional” ao país.
A Alemanha disse que oferecerá apoio à Polônia para ajudar a patrulhar o espaço aéreo polonês, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, confirmou que uma das principais prioridades da aliança é fornecer mais sistemas de defesa aérea a Kiev.
Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices
Ibovespa: 110.243,33 (-2,58%)
S&P 500: 3.958,88 (-0,82%)
Nasdaq: 11.183,66 (-1,54%)
Dow Jones: 33.553,96 (-0,12%)
Dólar: R$ 5,38 (+1,55%)
Euro: R$ 5,58 (+1,89%)