
O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (16), acompanhando o ritmo de cautela dos futuros nos Estados Unidos, que caem levemente. Os investidores estão no aguardo dos anúncios da equipe de transição do novo governo, além do discurso de Lula na COP-27.
Às 14h20, principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 2,38%, cotado a 110.470 pontos.
Com a agenda de indicadores esvaziada no Brasil, o mercado fica atento ao pronunciamento do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência do Clima, a COP-27, no Egito. O discurso deve reiterar a intenção do Brasil em voltar as conversas sobre meio ambiente e questões globais. O petista poderá apresentar os primeiros nomes ministeriais.
Outro destaque será do vice-presidente eleito e coordenador, Geraldo Alckmin, que anunciará hoje, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, os novos integrantes de grupos técnicos de trabalho do Gabinete de Transição.
No cenário internacional, as repercussões dos mísseis que atingiram a região oeste da Polônia seguem como preocupação, apesar do presidente polônes, Andrzej Duda, ter dito que “não há indicação” de que o míssil que caiu no país tenha sido um “ataque intencional” ao país.
A Alemanha disse que oferecerá apoio à Polônia para ajudar a patrulhar o espaço aéreo polonês, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, confirmou que uma das principais prioridades da aliança é fornecer mais sistemas de defesa aérea a Kiev.