
No dia 15 de novembro é celebrado o dia da Proclamação da República, que ocorreu em 1889 e foi resultado de uma mobilização contra a família real portuguesa, para instaurar a república no país. Por ser considerado feriado nacional, alguns serviços não irão funcionar neste dia, como é o caso das agências bancárias.
Nesta segunda-feira (14), nas regiões que não tiverem feriados municipais, os bancos funcionam normalmente. O autoatendimento e os canais digitais e remoto dos bancos (internet e mobile banking) permanecem em funcionamento, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Já as contas de consumo com vencimento no dia 15 poderão ser quitadas no próximo dia útil – quarta-feira (16) – sem sofrer acréscimos de multa e/ou juros.
A Bolsa de Valores (B3) não terá negociação no feriado, ficando suspensas as operações de ETFs, ações, fundos, derivativos e os títulos do Tesouro Direto. No dia anterior, os mercados operam normalmente.
As lotéricas, podem decidir se irão funcionar no feriado, conforme informou a Caixa Econômica Federal. Já as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não abrem tanto no feriado como na segunda. Para consulta de informações, o MEU INSS e o aplicativo continuam em funcionamento nesses dias.
Além disso, para aqueles que precisarem de atendimento do INSS na segunda, o atendimento telefônico 135 estará disponível.
Os Correios interromperão o atendimento no feriado, mas funcionam normalmente na segunda, ao contrário do Poupatempo, que fecham na terça e na segunda, em razão do feriado prolongado, determinado pelo governo estadual. Na quarta, o atendimento no Poupatempo voltam a funcionar mediante agendamento prévio.
Já os bares e restaurantes funcionarão normalmente, tanto no feriado como na emenda, e os shoppings estarão abertos das 14h às 20h, de acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).