
Em entrevista na BM&C News, nesta sexta-feira (11), o analista da Levante, Enrico Cozzolino comentou sobre a reação do mercado. Ainda avaliou o custo de toda essa incerteza em relação a teto de gastos e furo fiscal, em relação ao novo governo que assumirá a presidência do país.
“Não adianta só pensar em pessoas, sem pensar em responsabilidade de gastos”, pontuou o analista sobre as falas de Lula, na última quinta-feira (10), em que o mercado não reagiu bem. “Ontem perdemos cerca de R$ 100 bilhões em valor de mercado”, destacou.
Nesse contexto, o analista explicou que a responsabilidade fiscal é respeitar a inflação, não deixar os juros e créditos tão elevados. “Uma inflação na meta, principalmente para os mais pobres. Eles terão uma alocação correta de capital, e vão conseguir consumir a roupa, a viagem, um laptop e pagar a conta de luz”, disse Cozzolino, a partir do seu ponto de vista.
“Ou seja, quanto mais subir a inflação, mais vai subir essa cesta e em alguns casos não vai sobrar nem para os itens básicos, energia elétrica por exemplo”, pontuou.
Por fim, sobre a reação do mercado, Cozzolino afirmou que o mercado sempre se antecipa. “Então se sobra menos para o consumo, de roupas e eletrodomésticos, por exemplo, certamente as ações desse setor vão cair”, disse o analista.
Confira a análise na íntegra: