
Os pedidos iniciais de seguro-desemprego pouco mudaram na semana passada, oscilando em torno dos pontos baixos da era da pandemia, à medida que o mercado de trabalho mostra mais sinais de cura.
Os primeiros registros totalizaram 353.000 na semana encerrada em 21 de agosto, um ligeiro aumento em relação aos 349.000 da semana anterior, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Isso foi um pouco pior do que a estimativa de 350.000 do Dow Jones.
Uma leitura econômica separada mostrou que o produto interno bruto aumentou a um ritmo anualizado de 6,6% no segundo trimestre, de acordo com o Departamento de Comércio. Isso estava acima da estimativa inicial de 6,5%, mas um pouco abaixo da previsão de 6,7% do Dow Jones.
Tomados em conjunto, os relatórios mostram uma economia crescendo durante a pandemia, apesar das preocupações com o aumento acentuado dos casos da variante delta da Covid-19.
Os mercados mostraram pouca reação às notícias, com as ações praticamente estáveis no meio da manhã desta quinta-feira.
Veja mais:
- Ibovespa acompanha exterior e fecha em queda; dólar sobe
- Destaques da bolsa: dia negativo derrubam ações e Ibovespa
Na frente de empregos, as reivindicações semanais mantiveram-se em torno dos melhores níveis que eles viram desde março de 2020, embora estejam bem acima dos níveis pré-pandêmicos e mostrando alguns sinais de achatamento.
As reivindicações contínuas também mostraram pouca mudança, caindo 3.000 em relação à semana anterior para 2,86 milhões. A média móvel de quatro semanas caiu 108.500 para pouco mais de 2,9 milhões.
O total de pessoas que recebem benefícios em todos os programas do governo subiu para pouco mais de 12 milhões, de acordo com dados até 7 de agosto. Um ano atrás, o total era de quase 27,5 milhões.
Na revisão do PIB, a segunda leitura para o ritmo de todos os bens e serviços produzidos veio acima da estimativa inicial devido a uma revisão para cima no investimento fixo não residencial.
Alguns cortes nas estimativas anteriores para estoque privado e investimento fixo residencial, juntamente com uma leitura mais baixa sobre os gastos do governo estadual e local, compensaram parcialmente o número mais alto.