
O Bureau of Labor Statistics divulgou nesta sexta-feira (4) o relatório de empregos, o payroll, e mostrou a criação de 261 mil empregos não agrícolas em outubro, superando as estimativas do mercado, de 200 mil. Além disso, a taxa de desemprego subiu para 3,7%, ante expectativa de alta para 3,6% no país no período.
Segundo o comunicado, ganhos de trabalho notáveis ocorreram em cuidados de saúde, serviços profissionais e técnicos, e fabricação.
Em outubro, os ganhos médios por hora de todos os funcionários em folhas de pagamento privadas não agrícolas aumentaram 12 cents de dólar, ou 0,4%, para US$ 32,58. Nos últimos 12 meses, os ganhos médios por hora aumentaram 4,7%.
No décimo mês deste ano, os rendimentos médios por hora da produção do setor privado e funcionários não supervisores aumentaram 9 cents de dólar, ou 0,3%, para US$ 27,86.
Análise de Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos
Dados do payroll mostraram a criação de 261 mil vagas de emprego sendo que era esperada a criação de 200 mil vagas. Taxa veio acima do esperado, assim como o ganho médio por hora. Como isso, tivemos uma forte alta dos treasuries e do dólar lá fora.
Por mais que Powell tenha afirmado que podem diminuir o ritmo do ciclo de alta de juros nos próximos meses, há um risco, na próxima reunião em dezembro, de o FED subir em 75 p.p e não 50 p.p como era esperado, já que os números vieram bem acima do esperado. De toda forma, é certo que o FED ainda está distante do fim do ciclo de alta que pode chegar a 5% na taxa terminal. Enquanto o mercado de trabalho continuar aquecido e tiver muito dinheiro circulando na economia, o FED não consegue parar de subir juros tão cedo.
Apesar desse cenário, no Brasil, nossa bolsa sobe e o dólar cai. Mesmo com dólar subindo no mundo, O Brasil está resistente aos reflexos do payroll devido à entrada forte de estrangeiros no país nessa semana após o resultado das eleições. Na segunda feira após eleições, foram 1,2 bilhão de reais na nossa bolsa, número grande que mostra o investidor estangeiro animado levando nossa bolsa para baixo e o dólar para cima. Isso, por enquanto, tem feito mais peso do que o Payroll.