
Nesta quinta-feira (03), o Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra, decidiu elevar sua taxa em 75 pontos base, chegando em 3,0% ao ano. A decisão representa uma aceleração da política contracionista, uma vez que a decisão de setembro havia sido uma alta de 0,5%.
O aumento da taxa ficou junto com as expectativas do mercado, o consenso Refinitiv apontava para alta de 0,75%.
A previsão é que a inflação do consumidor, mais conhecido como CPI, foi de 10,1% em setembro, deva subir para perto de 11% no quarto trimestre deste ano.
O Banco Central Inglês após divulgar os números falou sobre a expectativa para o futuro. “A maioria do Comitê considera que, caso a economia evolua amplamente em linha com as últimas projeções do Relatório de Política Monetária, novos aumentos na taxa de juros podem ser necessários para um retorno sustentável da inflação à meta, ainda que para um pico menor do que o precificado nos mercados financeiros. Há, no entanto, incertezas consideráveis em torno das perspectivas. O Comitê continua avaliando que, caso as perspectivas sugiram pressões inflacionárias mais persistentes, responderá com força, conforme necessário., divulgou ao mercado.