
As bolsas europeias registram baixa em sua maioria nesta quinta-feira (27), com os investidores no aguardo da decisão de política monetária do Banco Central Europeu. A expectativa é que o BCE eleve suas taxas de juros em 75 pontos-base, com o objetivo de frear a inflação que segue próxima da marca histórica de 10% na comparação anual.
Os índices futuros operam entre perdas e ganhos nesta manhã, com destaque para a queda do Nasdaq, uma vez que as ações da Meta (Nasdaq: META; BDR: M1TA34) despencam quase 20% no pré-mercado. A companhia reportou queda de mais da metade de seu lucro líquido no terceiro trimestre.
Hoje, a temporada de balanços nos EUA segue, desta vez com divulgações de empresas de tecnologia como Amazon, Apple e Intel, além de Mc Donald’s e Caterpillar. Destaque para os números do PIB norte-americano no 3T22, além dos pedidos de seguro-desemprego semanal.
No Brasil, os principais indicadores do dia são a taxa de desemprego, da Pnad Contínua, e o resultado primário do Governo Central.
Ontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) fez o que era esperado, manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano e destacou no comunicado que o BC seguirá “vigilante” e que poderá retomar o ciclo de alta caso seja necessário.
A temporada de balanços no Brasil conta com resultados de Ambev (ABEV3) e Gol (GOLL4) pela manhã, além de Vale (VALE3) e Suzano (SUZB3) após o fechamento do mercado.
No campo eleitoral, o pedido negado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, para investigar a suposta ausência de inserções de algumas rádios no Nordeste provocou indignação do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
O atual chefe do Executivo criticou duramente a decisão e chegou a convocar os três comandantes das Forças Armadas para uma reunião na noite de ontem.
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 3,8 pontos em outubro, para 95,7 pontos, pior resultado desde março de 2022. Em médias móveis trimestrais, o índice recua 1,3 ponto.
A taxa de desemprego recuou para 8,7% no trimestre encerrado em setembro, mostra IBGE; expectativa do mercado era de 8,7%.
Bolsas da Ásia
O mercado de ações asiático fechou sem direção única, à espera de uma atualização do crescimento econômico dos EUA e de decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que mais uma vez deverá aumentar juros agressivamente.
▪️Londres — FTSE100: +0,37%
▪️Frankfurt — DAX: -0,55%
▪️Paris — CAC 40: -0,74%
▪️Madrid — Ibex 35: -0,29%
▪️Europa — Stoxx 600: -0,39%
Bolsas da Europa
Os mercados da Europa estão mistos, com investidores esperando para ver o resultado da reunião do Banco Central Europeu (BCE), que deve entregar uma alta de 75 pontos-base. A reunião também deve sinalizar os planos de aperto quantitativo do BCE, à medida que o bloco tenta controlar sua taxa de inflação de 10%.
▪️Londres — FTSE100: +0,37%
▪️Frankfurt — DAX: -0,55%
▪️Paris — CAC 40: -0,74%
▪️Madrid — Ibex 35: -0,29%
▪️Europa — Stoxx 600: -0,39%
Agenda econômica
▪️Balanços no exterior: Apple, Amazon, Intel e Mastercard, após o fechamento; McDonald’s, InBev, Lloyds, Unilever, Royal Dutch Shell, Lufthansa, Enel, Casino, International Paper e Caterpillar antes da abertura;
▪️Balanços aqui: Ambev e Gol, antes da abertura, e Vale, Suzano e Hypera, depois do fechamento;
▪️Pesquisa Datafolha sai depois do fechamento;
▪️IBGE: Desemprego deve cair a 8,7% no tri até setembro, de 8,9% no tri até agosto (9h);
▪️BCE divulga decisão de política monetária (9h15);
▪️EUA: Leitura preliminar do PIB/3Tri (9h30);
▪️EUA: Encomendas de bens duráveis em setembro (9h30);
▪️EUA: Pedidos de auxílio-desemprego (9h30);
▪️BC: Nota de crédito de setembro (9h30);
▪️Credit Suisse promove entrevista coletiva para comentar os planos de socorro (9h30);
▪️Christine Lagarde comenta decisão do BCE em coletiva (9h45);
▪️Lagarde participa de podcast do BCE (11h15);
▪️Tesouro: Governo Central deve ter superávit primário de R$ 11,70 bi em setembro (14h30);
▪️Ministro da Economia, Paulo Guedes, palestra na ACSP, em São Paulo, sobre “As perspectivas da nossa economia diante da conjuntura mundial” (15h).
*Com BM&C Now e BDM