
O Ibovespa opera com instabilidade nesta quarta-feira (19), enquanto as bolsas dos EUA registram perdas nesta sessão.
Às 10h40, o principal índice da B3 tinha alta de 0,12% aos 115.868 pontos.
Entre os indicadores do dia, a inflação da zona do euro acelerou para 9,9% em setembro na base anual, de 9,1% em agosto, e ficou levemente abaixo das projeções de 10%, de acordo com dados da Eurostat.
Apesar do resultado, o IPC ainda atingiu um nível recorde, ressaltando as expectativas do mercado de mais aumentos das taxas de juros antes do final do ano.
Ainda na Europa, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Reino Unido registrou 10,1% em setembro na comparação anual, ante 9,9 em agosto e repetiu o recorde registrado em julho, conforme mostrou o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS).
Nos EUA, o Departamento do Comércio divulgou que as construções de novas moradias iniciadas tiveram uma queda de 8,1% em setembro em comparação a agosto, para 1,439 milhão.
Os números do oitavo mês de 2022 foram revisados para 1,566 mi de novas construções residências iniciadas.
No campo político, o PoderData divulgou nova pesquisa eleitoral para presidente nesta quarta-feira e mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 52% dos votos válidos no segundo turno , contra 48% do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).
O voto válido é um critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral na totalização dos votos e que exclui brancos, nulos e indecisos.
Nos votos totais, Lula tem 48% contra 44% de Bolsonaro, além de 5% de brancos e nulos, e 3% não sabem, disse a pesquisa.
Ainda na política, o ex-governador de São Paulo João Doria anunciou a sua desfiliação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), após 22 anos atuando no partido.
Doria, que estava desde 2000 no PSDB, no período em que o partido governava o Brasil, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na metade de seu segundo mandato, usou sua conta do Twitter para anunciar sua saída.