
O Ibovespa opera com desvalorização nesta sexta-feira (16), na mesma direção dos principais índices de ações dos Estados Unidos.
Às 10h40, o principal índice da B3 tinha baixa de 1,02 % aos 108.833 pontos.
A bolsa brasileira segue o mau-humor internacional, com o mercado preocupado com a aceleração do ciclo de alta nas taxas de juros dos bancos centrais e sobre a duração do ciclo de aperto da política monetário.
Para a próxima semana, por exemplo, os investidores projetam uma alta de 75 pontos-base na próxima reunião do Federal Reserve (Fed), mas alguns também cogitam uma elevação de 100 pb.
Ontem, após o fechamento do mercado, o Nubank (NUBR33) anunciou na que o seu conselho de administração decidiu dar início ao processo de descontinuidade de seu programa de BDRs Nível III no Brasil.
Com isso, o banco digital deixará de ser listado no país e seguirá com o capital aberto apenas nos Estados Unidos, mas continuará a negociar BDRs na B3 em outra categoria, o BDR Nível I.
De acordo com o comunicado, o cancelamento da listagem se dá devido a necessidade de “maximizar a eficiência e minimizar redundâncias consequentes de uma companhia aberta em mais de uma jurisdição.”
Entre as notícias do dia, a indústria registrou avanço simultâneo da produção e do emprego pelo quarto mês consecutivo e a segunda alta mensal da utilização da capacidade instalada, conforme mostrou a Sondagem Industrial realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta sexta-feira.
O índice de evolução da produção registrou 54,5 pontos em agosto, ante 51,8 pontos em julho. O emprego industrial, por sua vez, apresentou aumento em agosto deste ano na comparação com julho.