De acordo com as informações da CNN e Jornal Estado de São Paulo, questões ligadas ao Orçamento de 2021 pesaram na decisão
Nesta terça-feira (27) o Ministro da Economia, Paulo Guedes, demitiu o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, após desentendimentos nos debates sobre o Orçamento de 2021. A decisão foi publicada pela CNN e Jornal Estado de São Paulo. A expectativa é de que o atual secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal seja o principal cotado para o lugar do economista.
.A saída de Waldery ocorre após uma série de embates em torno da sanção do Orçamento de 2021, que terminou com um veto de R$ 19,8 bilhões em despesas e um bloqueio adicional de R$ 9,3 bilhões. Anteriormente, Rodrigues estava no Ministério da Economia desde o início do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).
No último ano, o economista entrou no ‘radar de trocas’ de Bolsonaro quando chegou a dizer que a equipe econômica estudava o congelamento de benefícios como aposentadorias e também a redução do seguro-desemprego. O episódio gerou duras críticas por parte do presidente, que afirmou na época que daria “cartão vermelho” a quem fizesse esse tipo de proposta.