
Os índices futuros dos Estados Unidos seguem operando em alta nesta segunda-feira (12), com o mercado projetando mais uma queda da inflação, que deve ser confirmada amanhã, com a divulgação do IPC de agosto.
Após o Banco Central Europeu (BCE) ter aumentado os juros em 75 pontos-base, o mercado vê uma probabilidade de 90% em uma elevação de 75 pb pelo Federal Reserve também.
No Brasil, os principais dados da semana serão a pesquisa de serviços na terça-feira (13), vendas no varejo na quarta-feira (14) e o IBC-Br na quinta-feira (15). Hoje, dados semanais, como Boletim Focus e balança comercial, estão no radar dos investidores.
O cenário político continua como ponto de foco, que contará com uma série de pesquisas eleitorais, como Ipec (ex-Ibope), DataFolha, PoderData, entre outros.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, apresentou leve alta de 0,15% na primeira quadrissemana de setembro, ante alta de 0,12% observado no mês de agosto, conforme mostram dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Outro indicador divulgado nesta manhã foi o Boletim Focus, que projetou o IPCA de 6,61% para 6,40% em 2022. Já para 2023, o indicador apontou de 5,27% para 5,17%.
O PIB, por sua vez, foi de 2,26% para 2,39% em 2022 e de 0,47% para 0,50% para 2023.
Também nesta manhã, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,80% na primeira prévia de setembro, vindo de -0,88% na mesma leitura do mês passado e de -0,70% no encerramento dele, informou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).
Bolsas da Ásia
As bolsas do Japão e de Taiwan fecharam em alta nesta segunda-feira (12) após uma semana de rali em Wall Street, incentivando os ações na Ásia.
Os mercados da China, da Coreia do Sul e de Hong Kong, no entanto, não operaram hoje devido a feriados locais.
Em Tóquio, o Nikkei avançou +1,16% e, em Taiwan, o Taiex subiu +1,54%.
Agenda econômica
▪️ Rosa Weber toma posse hoje como presidente do STF;
▪️ China: Feriado local deixa mercados fechados;
▪️ Suíça: Roberto Campos Neto participa da Reunião Bimestral de Presidentes de Bancos Centrais, promovida pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), em Basileia;
▪️ Reino Unido/ONS: produção industrial de julho (3h);
▪️ Espanha: Vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, discursa em evento do jornal El Norte de Castilla, em Valladolid (4h30);
▪️Primeira prévia do mês do IPC-Fipe (5h);
▪️ Boletim Focus (8h25);
▪️ Alemanha: Membro do conselho do BCE Isabel Schnabel faz declarações iniciais em conferência anual de pesquisas da entidade (9h);
▪️ Balança comercial semanal (15h);
▪️ Pesquisa IPEC (ex-Ibope) será divulgada no JN (20h55).
*Com BM&C Now e BDM