
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta segunda-feira (17), recuperando parcela das perdas registradas na última sexta-feira, uma vez que indicadores de inflação na semana passada reforçaram ainda mais a necessidade de um aumento de 75 pontos-base na taxa de juros norte-americana. Além disso, o mercado fica atento aos balanços das companhias no terceiro trimestre deste ano.
No Brasil, além de indicadores semanais como o Boletim Focus e a Balança Comercial, a agenda conta com o IBC-Br de agosto. O indicador é considerado uma prévia do PIB, e as estimativas estão em queda de 0,50% no período.
No cenário eleitoral, o primeiro debate do segundo turno entre os presidenciáveis apresentou uma série de ataques por ambos os candidatos, com o objetivo de aumentar a rejeição do oponente.
O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da segunda quadrissemana de outubro de 2022 subiu 0,42% e acumulou alta de 4,77% nos últimos 12 meses, destacou a Fundação Getulio Vargas (FGV).
No Boletim Focus, o mercado financeiro mantém a tendência de redução na expectativa de inflação para este ano e também de alta para Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com as instituições financeiras consultadas semanalmente pelo Banco Central, a expectativa para o IPCA deste ano passou de 5,71% para 5,62%.
Já a projeção de alta do PIB subiu de 2,70% para 2,71% neste ano e também foi elevada, de 0,54% para 0,59%, em 2023.
Bolsas da Ásia
As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta segunda-feira (17), com investidores atentos ao 20º Congresso Nacional do Partido Comunista chinês, que se estenderá ao longo da semana. O encontro na China, que foi aberto no domingo (16), deverá confirmar um inédito terceiro mandato consecutivo de cinco anos para o presidente Xi Jinping, reafirmando seu domínio no poder e maior controle estatal na economia. No fim da noite desta segunda-feira, são esperados novos dados trimestrais do Produto Interno Bruto (PIB) da China, assim como números mensais de produção industrial e vendas no varejo.
▪️Tóquio – Nikkei, -1,16%
▪️Hong Kong — Hang Seng, +0,15%
▪️Taiwan – Taiex, -1,23%
▪️Coreia – Kospi, +0,32%
▪️China —Xangai, +0,42%
▪️China — Shenzhen, +0,68%
Agenda econômica
▪️ EUA: Balanço de Bank of America, antes da abertura do mercado;
▪️ Vale divulga relatório de produção e vendas do 3TRI, depois do fechamento;
▪️ Eleições: Ipec divulga pesquisa presidencial;
▪️ Alemanha: Vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, fala no evento de aniversário do euro (5h);
▪️ FGV: prévias do IPC-S (8h);
▪️ Boletim Focus (8h25);
▪️ BC: IBC-BR deve ter queda de 0,30% em agosto (9h);
▪️ EUA/Fed NY: índice de atividade industrial Empire State de outubro (9h30);
▪️ Itália: Dirigente do BCE, Philip Lane, participa de mesa redonda em evento sobre cenário fiscal europeu, organizado pela Universidade de Bocconi e Deutsche Bank (12h);
▪️ Balança comercial semanal (15h);
▪️ EUA: Dirigente do BCE, Joachim Nagel fala no Centro para Estudos Europeus da Universidade de Harvard (16h);
▪️ China/NBS: PIB do 3TRI (23h);
▪️ China/NBS: produção industrial de setembro (23h).
*Com BM&C Now e BDM