
O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou boletim em que mostra ocorrência de 222 crimes eleitorais cometidos no país na manhã deste domingo (2).
De acordo com o documento, foram apontados, entre os números, 75 ocorrências de boca de urna, nove violações de sigilo do voto e sete casos de transporte ilegal de eleitores. Ainda segundo o balanço, até o momento 130 pessoas foram presas. Autoridades apreenderam R$ 1,911 milhão.
Além disso, a Polícia Federal também divulgou um boletim, por volta das 13 horas, e apontou cinco inquéritos instaurados; 111 pessoas conduzidas para a delegacia; e R$ 68.112 apreendidos.
A Polícia Federal também informou que foi flagrado um homem, em Lisboa – Portugal – tentando se passar por outra pessoa no momento de votar. O homem foi autuado e vai responder por crime eleitoral. A pena prevista é de até três anos de reclusão.
Vale ressaltar que de acordo com a Lei das Eleições, de 1997, são considerados crimes eleitorais a distribuição de santinhos, uso de alto-falantes e amplificadores de som para promoção de candidaturas, promoção de comício ou carreata, arregimentação de eleitores, publicação de novos conteúdos ou impulsionamento de conteúdos na internet e divulgação de propaganda.