
Nesta sexta-feira (23), o Ibovespa encerrou o pregão em forte queda, em linha com as bolsas internacionais, com investidores repercutindo de forma negativa a alta de juros nos EUA pelo FED e o tom duro de Powell em seu discurso na última quarta.
A bolsa brasileira acompanha a americana com os temores de recessão econômica mundial. O dólar sobe em relação aos pares internacionais, influenciado pela perspectiva de aumento de juros nos EUA. O ambiente de incerteza e de aversão a risco faz com que os investidores procurem migrar seus investimentos para países mais desenvolvidos, além de dolarizar a carteira.
O Ibovespa é fortemente pressionado pela queda das commodities hoje, principalmente petróleo, que recua com os temores de recessão e desaceleração da economia global. Com as treasuries nos EUA renovando as máximas, tivemos um dia de juros futuros subindo no Brasil acompanhando o cenário internacional de alta de juros.
Entre as notícias do dia, o Índice de Gerente de Compras (PMI) composto da zona do euro recuou para 48,2 em setembro, ante 48,9 no mês de agosto, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira. O número ficou em linha com a expectativa do mercado.
O PMI industrial da região ficou em 48,5 (ante 49,6 em agosto), enquanto o PMI de serviços caiu para 48,9 em setembro (de 49,8 um mês antes).
No cenário doméstico, as atenções também estão voltadas para os últimos dias da campanha eleitoral. A pesquisa Datafolha elevou a probabilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer no primeiro turno da disputa, após subir dois pontos, para 47%, enquanto Jair Bolsonaro (PL) se manteve em 33%.
Dois debates presidenciais estão programados para ocorrer até o dia das eleições. Amanhã (24), o SBT fará o seu debate, que contará com retransmissão da BM&C News, em parceria com o Terra, que irá transmitir ao vivo em seu portal. No dia 29, será a vez da TV Globo, o último antes do dia 2 de outubro.
Ainda no Brasil, o IPC-S da terceira quadrissemana de setembro de 2022 não registrou variação e acumula alta de 5,11% nos últimos 12 meses, destacou a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Confira a seguir o fechamento do Ibovespa e demais índices
Ibovespa: 111.716,00 (-2,06%)
S&P 500: 3.693,49 (-1,72%)
Nasdaq: 10.867,93 (-1,80%)
Dow Jones: 29.592,85 (-1,61%)
Dólar: R$ 5,24 (+2,62%)
Euro: R$ 5,08 (+1,93%)