
Os índices acionários globais caem em sua maioria nesta segunda-feira (19), com o início de uma semana marcada por importantes decisões sobre a política monetária no mercado.
A “Super Quarta” terá a definição sobre a taxa de juros nos Estados Unidos, com o Fomc, e no Brasil, com o Copom. A expectativa é do Federal Reserve realizar outro aumento de 75 pontos-base nos juros. Aqui, a expectativa é que o Banco Central mantenha a taxa Selic em 13,75%.
Além disso, o Banco da Inglaterra (BoE) anuncia sua decisão sobre os juros quinta-feira (22) , em reunião que foi adiada pelos funerais da Rainha Elizabeth II, que mantém o mercado fechado hoje. O Banco do Japão (BoJ), por sua vez, também se reunirá na quinta.
No Brasil, além da reunião do Copom, a semana terá o discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (20).
A agenda econômica de hoje conta com o Boletim Focus, que traz as expectativas de mercado feita pelo BC.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, apresentou leve alta de 0,10% na segunda quadrissemana de setembro, ante alta de 0,15% observado na primeira quadrissemana de setembro, conforme mostram dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
No relatório Focus, economistas consultados reduziram as estimativas para o IPCA neste ano de 6,40% para 6%. Essa é a 12ª semana seguida de queda, mas a estimativa do IPCA continua acima tanto da meta de 3,5% como do teto de 5%.
A projeção para o PIB em 2022 foi de 2,39% para 2,65%, enquanto há quatro semanas estavam em 2,02%. Para o ano que vem, a previsão permaneceu em 0,50%.
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas terminaram em baixa, com as ações chinesas caindo pela quarta sessão consecutiva, mesmo com o banco central tendo injetado liquidez na economia, conforme a cautela antes da reunião do Federal Reserve desta semana.
No Japão, o mercado ficou fechado devido a um feriado local, que também fechará a bolsa do país na sexta-feira. Hoje, Londres não opera em razão do feriado pelo funeral da rainha.
Agenda econômica
▪️ Reino Unido: Feriado pelo funeral da Rainha Elizabeth II mantém mercados financeiros fechados;
▪️ Presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia;
▪️ Japão: Feriado local mantém mercados financeiros fechados;
▪️ Fipe: IPC da 2ª quadrissemana de setembro (5h);
▪️ Espanha: Vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, discursa em encontro anual de Consejos Consultivos, organizado pelo Banco Sabadell em Madri (6h);
▪️ Boletim Focus (8h25);
▪️ EUA/NAHB: Índice de Confiança das Construtoras em setembro (11h);
▪️ EUA: Presidente do Banco Mundial, David Malpass, participa de evento do Economic Club of New York (13h);
▪️ Balança comercial semanal (15h);
▪️ Pesquisa IPEC (ex-Ibope) presidencial será divulgada no JN (20h55);
▪️ China/PBoC: taxas de referência para empréstimo de 1 e 5 anos (22h15).
*Com BM&C Now e BDM