
De acordo com o jornal La nación, Brenda Uliarte, namorada do brasileiro Fernando Sabag Montiel, teria sido a mentora do atentado contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, no primeiro dia de setembro.
O jornal diz isso pois a polícia argentina encontrou mensagens trocadas entre Brenda e uma amiga, Agustina Díaz. Nas conversas a jovem de 23 anos foi quem planejou a tentativa de assassinato de Kirchner. Montiel foi responsável por atirar contra a política, mas a arma falhou.
Um mês antes do ataque fracassado, Brenda Uliarte disse a amiga que estava organizando um grupo para ir com “tochas, bombas, armas e tudo” para matar a vice-presidente.
Brenda diz na conversa com a amiga que ia mandar matar cristina Kirchner e que ia mandar alguém matá-la. Agustina alertou a amiga dos problemas que ela ia enfrentar, porém Brenda retrucou dizendo que tinha dinheiro e contatos para fugir, mas antes queria fazer algo pelo país.
Segundo outra análise realizada nos celulares de Montiel e Brenda, o casal já havia tentado atacar Kirchner em 27 de agosto, mas o plano foi cancelado.
Fernando Sabag Montiel foi preso na mesma noite da tentativa do assassinato, logo após puxar o gatilho de uma pistola duas vezes a poucos centímetros da cabeça de Kirchner, em Buenos Aires. Já sua namorada foi presa três dias depois da tentativa. Hoje, os três jovens estão presos.