
O simpósio de Jackson Hole começa hoje nos Estados Unidos, mas os investidores de todo o mundo aguardam com ansiedade a sexta-feira (26), segundo dia do evento, quando o presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA), Jerome Powell, fará seu discurso e deve sinalizar os próximos passos da autoridade monetária em relação ao ciclo de aumento de juros nos EUA.
Enquanto isso, os índices futuros norte-americanos operam com leve alta, assim como as principais bolsas europeias, que registram ganhos moderados nesta sessão.
Entre os indicadores do dia, os EUA divulgam logo mais o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre e os pedidos semanais de auxílio-desemprego.
Na Europa, a Alemanha divulgou que seu PIB cresceu 0,1% no segundo trimestre ante trimestre anterior. O resultado ficou um pouco acima da previsão dos analistas, que era de estabilidade.
Ainda na Alemanha, o índice IFO de sentimento das empresas cai a 88,5 pontos em agosto, acima da expectativa que era de 87,2.
As bolsas europeias foram perdendo força ao longo do pregão e estão olhando mais de perto o PIB alemão. Às 7h30, Londres sobe 0,28%, Frankfurt, leve 0,06%, Paris, perto da estabilidade 0,01% positivo, Madrid, em alta de 0,03%, e por fim Stoxx600, +0,12%.
Na Ásia, as bolsas fecharam majoritariamente em alta. Hong Kong liderou as altas e o índice Hang Seng fechou em 3,63%, o Xangai subiu 0,97% , mas o Shenzhen registrou queda de 0,24% em meio às preocupações com a pior onda de calor no país em mais de 60 anos. A capital da Coreia, em Seul, o Kospi subiu 1,22%. Em Tóquio, o Nikkei subiu 0,58% e, em Taiwan, o Taiex registrou alta de 0,87%.
Confira a agenda de hoje:
▪️ EUA: Simpósio de Jackson Hole, do Fed, tem início
▪️ Fipe: IPC da 3ª quadrissemana de agosto (5h)
▪️ Alemanha: BCE publica ata da última reunião de política monetária (8h30)
▪️ EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 20/08 (9h30)
▪️ EUA/Dept°. do Comércio: segunda leitura do PIB do 2TRI/PCE vem embutido (9h30)
▪️ Roberto Campos Neto participa, por meio de vídeo gravado, da abertura da 2ª edição do evento Reconhecimento Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro (10h10)
▪️ Sabatina de Lula no Jornal Nacional (20h30)