Projeto foi aprovado por 280 votos a favor e 165 contra
Nesta terça-feira (20) a Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência que permite a privatização dos Correios. Foram 280 votos a favor e 165 contra, dando prioridade para que a votação do projeto aconteça a qualquer momento, sem a necessidade de passar por comissões. Após aprovação pela Câmara, o projeto ainda precisa passar pelos senadores.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ressaltou que apenas o requerimento seria aceito e afirmou que a proposta ainda será debatida no plenário da Casa.
Já o relator do projeto, Gil Cutrim (Republicanos-MA), disse que o projeto trata da regulamentação e modernização do sistema postal brasileiro.
O texto autoriza a transformação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que hoje é 100% estatal, em uma sociedade de economia mista. Além disso, a Anatel passará a ser chamada de Agência Nacional de Telecomunicações e Serviços Postais.
Segundo o governo, enquanto a proposta tramita no Congresso irá estudar a melhor forma de privatizar a empresa. Vale destacar que os Correios deixaram de dar prejuízo. Em 2019 o lucro foi de R$ 102 milhões, mas os resultados totais de 2020 ainda não foram divulgados.
Com informações do Estadão Conteúdo