
As bolsas mundiais registram queda nesta quinta-feira refletindo a ata do Fed, que foi divulgada nesta quarta-feira. De acordo com o documento, alguns membros apontaram que o “tapering”, processo de redução dos estímulos, pode começar no fim deste ano.
E essa perspectiva de redução do estímulo nos Estados Unidos já impactou o minério de ferro e o cobre. Os contratos de minério de ferro despencaram e o cobre caiu para uma mínima de quatro meses, refletindo as preocupações com a produção de aço na China, os riscos para o crescimento global e o “tapering” nos Estados Unidos.
Agenda econômica
Na agenda econômica, os investidores ficam de olho nos dados de pedido iniciais por seguro-desemprego nos Estados Unidos, que vão ser divulgados às 9:30. Já às 10:30, diretores do Banco Central, Bruno Serra Fernandes (Política Monetária), Fabio Kanczuk (Política Econômica), Fernanda Guardado (Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos) e Paulo Souza (Fiscalização) têm nova rodada de reunião trimestral com economistas. Na quarta-feira, o Ibovespa caiu pelo terceiro dia consecutivo e o dólar alcançou o maior patamar desde o final de maio.
Brasília no radar
O governo Bolsonaro e a oposição vão negociar o texto de projeto da reforma do Imposto de Renda. Um dos pontos de divergências entre os partidos é a criação do imposto sobre os lucros e dividendos distribuídos das empresas aos seus acionistas, que hoje são isentos e passariam a pagar 20%. Essa é o principal ponto de divergência entre partidos de esquerda e o ministro Paulo Guedes.
Ainda em Brasília, continua hoje a CPI da Covid, com depoimento de Francisco Emerson Maximiano, sócio da Precisa, a partir das 9:30.