
Após ataque hacker na última segunda-feira (15), o portal da Prefeitura do Rio de Janeiro continua fora do ar nesta terça-feira (16). Ainda não há previsão de retorno do sistema.
Em nota, a Prefeitura do Rio pede a compreensão dos cariocas. “Ressaltamos que nossas equipes estão trabalhando para que o sistema volte à normalidade o mais rápido possível”.
Segundo a prefeitura, todos os serviços do site foram retirados do ar para proteger os dados. “Mesmo com os problemas causados pelo ataque criminoso, temos procurado amenizar os transtornos para os cariocas”, informa em nota.
Algumas unidades de saúde que funcionam com a rede da prefeitura não puderam realizar a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação, assim como o painel de Covid-19.
Além disso, os CRAs estão com os seus sistemas fora do ar para realização de inscrição do CadÚnico. Os sistemas de arrecadação de IPTU e de emissão de nota fiscal, pagamento de ITBI e demais serviços também foram afetados.
“Já os contribuintes de ISS que utilizam o sistema da Nota Carioca podem emitir um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente”, afirma a Prefeitura do Rio.
“Para não prejudicar o contribuinte, publicaremos uma resolução que não vai considerar como dias úteis os dias de paralisação”, finaliza.