Esta terça-feira (16) marca o início da propaganda eleitoral no Brasil, incluindo divulgação na internet ou passeatas. Dez dias depois, no dia 26 de agosto, estreia o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.
No velho continente, dados importantes da zona do euro foram divulgados. Na Alemanha, maior economia da Europa, o índice de expectativas econômicas ficou em 55,3 pontos em agosto, acima da expectativa do mercado que era de 51
A zona do euro registrou déficit em sua balança comercial de 30,8 bilhões de euros em junho. Na comparação mensal de junho, as exportações do bloco recuaram 0,1% enquanto as importações aumentaram 1,3%, considerando-se os ajustes sazonais.
Os investidores gostaram dos resultados e os índices de ações na Europa estão no azul, mesmo com os futuros norte-americanos caindo. Agora pouco, Londres subia 0,56%, em Frankfurt alta de 0,54%, Paris, subindo 0,29%. Na Espanha, a bolsa de Madri tem alta de 0,98%.
Já na Ásia, as bolsas não tiveram uma direção nas vésperas da divulgação da ata do Fomc, que poderá dar um pouco mais de clareza para a política monetária do Fed e o ajuste dos juros americanos.
A maior perda foi do índice Hang Seng, com queda de 1,05%, aos 19.830,52 pontos. Em Xangai, a bolsa fechou em leve alta de 0,05% e, em Tóquio, o Nikkei ficou perto da estabilidade, com fechamento negativo de 0,01%. Em Seul, o Kospi encerrou o dia em alta de 0,22%.
Confira a agenda do dia:
▪️ EUA: Balanço de Walmart, antes da abertura do mercado
▪️ Início oficial da campanha eleitoral de 2022
▪️ FGV: IPC-S da 2ª quadrissemana de agosto (8h)
▪️ EUA/Deptº do Comércio: Construções de moradias iniciadas em julho (9h30)
▪️ FGV: Monitor do PIB de junho (10h15)
▪️ EUA/Fed: Produção industrial de julho (10h15)
▪️ Posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE, que deve contar com presença do presidente Jair Bolsonaro e dos ex-presidentes Lula, Dilma e Temer (19h)