Os índices futuros dos Estados Unidos sobem nesta sexta-feira (12), após uma sessão volátil no dia anterior, que teve dados positivos da inflação ao produtor, mas as ações de tecnologia pesaram contra o Nasdaq.
A agenda econômica norte-americana conta com dados preliminares da confiança do consumidor.
As bolsas europeias operam majoritariamente em alta hoje, com os investidores locais reagindo aos diversos dados do Reino Unido – que registrou queda de 0,1% no Produto Interno Bruto (PIB) no 2T22 em relação ao 1T22 – e indicadores de inflação, que aceleraram em sua maioria.
No Brasil, o Ibovespa teve sua sequência de alta por sete pregões seguidos interrompida, ao fechar em queda na última quinta-feira (11), influenciado pelo humor externo e em dia cujo centro das atenções foram os atos pró-democracia pelas capitais brasileiras.
Além disso, a enxurrada de resultados continuará a influenciar o desempenho das companhias na Bolsa, que chega em seus últimos dias de temporada de balanços.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido apontou queda de 0,6% em junho, a maior contração desde janeiro de 2021, segundo dados divulgado pela Agência de Estatísticas Nacionais.
Já, a produção industrial teve uma alta 0,7% em junho ante maio, conforme mostraram dados da Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia. O resultado veio melhor do que o esperado pelo mercado, que aguardava uma crescimento de 0,2% no período.
Bolsas da Ásia
As bolsas da Ásia encerraram em alta na sua maioria. Na direção oposta, as ações da China caíram nesta sexta-feira (12), devido a um aumento acentuado nos casos domésticos de Covid-19.
Já o índice de blue-chips interrompeu uma série de cinco semanas de perdas, após as tensões geopolíticas em torno de Taiwan diminuírem.
Agenda econômica
▪️Lá fora: Balanços da Astrazeneca, Renault, ExxonMobil, Chevron
Procter & Gamble, BNP Paribas e Air France-KLM;
▪️ Brasil: Balanços da Eletrobras, Cemig, Cosan e M.Dias Branco, todos depois do fechamento;
▪️Reino Unido: Primeira leitura do PIB do 2TRI (3h);
▪️Zona do euro: Produção industrial de junho (6h);
▪️Campos Neto (BC) faz palestra virtual sobre criptoativos, em evento promovido pelo Escritório Figueiredo & Velloso Advogados, com transmissão pelo YouTube (9h30);
▪️EUA: Leitura preliminar de agosto do sentimento do consumidor, medido pela Universidade de Michigan (11h);
▪️EUA: Baker Hughes divulga poços de petróleo em operação (14h).
*Com BM&C Now e BDM