Os índices futuros dos Estados Unidos operam estáveis nesta sexta-feira (5), com os investidores à espera do payroll.
Os empregadores dos Estados Unidos contrataram muito mais trabalhadores do que o esperado em julho, com a taxa de desemprego caindo para a mínimo pré-pandemia de 3,5%, fornecendo a evidência mais forte até agora de que a economia não estava em recessão.
A economia dos norte-americana abriu 528 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, informou o Departamento do Trabalho em seu relatório de emprego nesta sexta-feira.
Os dados de junho foram revisados para cima, para mostrar abertura de 398 mil vagas em vez das 372.000 informadas antes.
Isso marcou o 19º mês consecutivo de abertura de vagas. A taxa de desemprego estava em 3,6% em junho.
Economistas consultados pela Reuters projetavam abertura de 250.000 vagas de emprego e que a taxa de desemprego permaneceria em 3,6%. As estimativas variavam de 75.000 a 325.000 postos de trabalho.
No Brasil, o IGP-DI de julho será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é esperado uma deflação após as recentes reduções nos preços dos combustíveis.
Além disso, os investidores seguem repercutindo as divulgações dos resultados trimestrais, como do Bradesco (BBDC4) e Lojas Renner (LREN4). Ontem, o Ibovespa teve um dia de alta consistente e chegou a bater os 106 mil pontos durante o pregão.
Para hoje, é esperado o balanço de Celesc (CLSC4), que divulgará seus números após o fechamento do mercado.
O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) – caiu 0,38% em julho, percentual inferior ao apurado no mês anterior, quando variara +0,62%, conforme dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Já a produção industrial da Alemanha avançou 0,4% em junho frente a maio, de acordo com dados da Destatis, a agência oficial de estatísticas do país. O resultado ficou bem acima do esperado do mercado de -0,3% no período.
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas encerraram em alta nesta sexta-feira (5), com o índice de ações de bluechips da China registrando o maior salto em mais de cinco semanas, liderado por empresas de tecnologia da informação.
O Senado dos Estados Unidos aprovou uma legislação norte-americana para competir com os fabricantes chineses de chips, que alimentou as expectativas de mais suporte do governo chinês.
Agenda econômica
▪️ Alemanha/Destatis: Produção industrial de junho (3h);
▪️ FGV: IGP-DI de julho (8h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, discursa na Câmara de Comércio de Lexington (9h);
▪️ EUA/Dept°. do Trabalho: relatório sobre empregos (payroll) de julho (9h30);
▪️ Anfavea: Produção e venda de veículos em julho (10h);
▪️ EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em operação na semana (14h);
▪️ EUA/Fed: Crédito ao Consumidor em junho (16h).
*Com BM&C Now e BDM
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.