Os índices futuros dos Estados Unidos caem próximo de 1% nesta quinta-feira (14), com investidores receosos após o forte resultado da inflação, que chegou a 9,1% em junho.
Com isso, o mercado começou a cogitar uma alta histórica de 100 pontos-base na taxa de juros, e alguns membros do Federal Reserve não descartam essa opção. Ainda assim, a agenda econômica conta com mais um indicador importante nos EUA, o Índice de Preços ao Produtor (IPP), que avançou 1,1% em junho ante o mês anterior, mostrou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira.
O resultado ficou acima das expectativas do mercado, que esperavam alta de 0,8% no período. No acumulado dos últimos 12 meses, houve um crescimento de 11,3%, ante estimativa de 10,7% dos investidores.
Os preços de demanda final, excluindo alimentos, energia e serviços comerciais, subiram 0,3% em junho após avançar 0,4% em maio e em abril. Para os 12 meses encerrados em junho, o índice aumentou 6,4%.
Além disso, a temporada de resultados das empresas americanas conta com os números de JP Morgan e Morgan Stanley.
No Brasil, o Banco Central divulgou o IBC-Br, uma prévia do PIB brasileiro, que apresentou queda de 0,11% em maio, ante abril, de acordo com dados dessazonalizados.
Nos últimos 12 meses, a variação ficou em 2,66%. Em relação a maio de 2021, o índice teve crescimento de 3,74%.
Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a PEC dos Benefícios, que amplia e cria programas sociais, além de decretar o estado de emergência, com o objetivo de utilizar recursos fora do teto de gastos.
Bolsas da Ásia
Investidores se desfizeram de ações dos setores bancário e imobiliário da China nesta quinta, temendo que problemas cada vez maiores no setor imobiliário comecem a atingir o sistema financeiro no momento em que uma onda de compradores de casas se recusa a pagar empréstimos hipotecários de projetos atrasados.
Os títulos de construtoras chinesas também foram vendidos, pois a confiança no setor, já arruinada pela crise do Evergrande Group, continua diminuindo.
Agenda econômica
▪️ EUA: Balanços de JPMorgan e Morgan Stanley, antes da abertura do mercado;
▪️ Zona do euro: UE publica relatório de projeções econômicas (6h);
▪️ BC: IBC-Br deve ter alta de 0,10% em maio (9h);
▪️ Ministério da Economia divulga Boletim Macrofiscal e atualização de projeções de indicadores macroeconômicos (9h);
▪️ EUA/Deptº do Trabalho: Índice de Preços ao Produtor (PPI) de junho e Núcleo do PPI (9h30);
▪️ EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 09/07 (9h30);
▪️ Paulo Guedes participa da coletiva sobre Boletim Macrofiscal (10h);
▪️ EUA: Diretor do Fed Christopher Waller faz discurso na Global Interdependence Center Conference (12h);
▪️ Paulo Guedes concede entrevista à Bloomberg TV (19h);
▪️ China/NBS: PIB do 2TRI (23h);
▪️ China/NBS: Produção industrial de junho (23h).
*Com BM&C Now, BDM e Reuters
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.