Mesmo com um cenário adverso, eleições e alta da inflação, o professor da Top Trader, Wagner Caetano, disse que várias ações estão trabalhando nas mínimas históricas e avaliou que o momento é de plena oportunidade para os investidores. “BOVA11 tem um fundo duplo. SMAL11 possuí um padrão de candle chamado ‘pinça de fundo'”, explicou ao avaliar o gráfico.
Para os iniciantes, Caetano destacou que SMAL11 (ETF) é um conjunto de Small Caps e possui uma baixa taxa de administração. “Para quem é investidor que quer arriscar um pouco mais, mas não quer montar uma carteira, porque Small Caps são mais voláteis, é uma oportunidade”, pontuou.
Já para quem quer simplificar e seguir o Ibovespa, a aposta pode ser em BOVA11. “BOVA11 segue praticamente de forma fidedigna o Ibovespa”, avaliou.
Confira o gráfico de SMAL11 e BOVA11:


Análise macroeconômica
No Brasil, tem as eleições para este ano, que têm deixado o mercado atento. “Eu acho que as eleições, independente de quem ganhar, vai jogar o dólar a R$ 3,90 no ano que vem. Então, eu tenho uma visão completamente contrária, antagônica, porque vai vir fluxo estrangeiro”, disse.
Após o período eleitoral, diante do ponto de vista de Caetano, haverá uma política fiscal mais responsável, uma vez que o orçamento está comprometido por medidas populistas, como a PEC das dos Auxílios.
Além disso, o país deve ter uma Selic terminal definida. “Eu acredito que vai ser 13,75%, com o último aumento de 0,5% na próxima reunião, e depois fica estável um tempo para voltar a cortar juros no ano que vem”, avaliou.
No exterior, o professor disse ver “com bons olhos” uma disputa declarada, antes velada, entre China e Estados Unidos, para ver quem vai ter o maior Produto Interno Bruto (PIB) do ano. “Isso é ótimo”, disse.
Avaliando ainda o cenário americano, o especialista pontuou que o país não deve cortar os juros. “Deve ter aumento, não de 0,75 na próxima reunião, menor, não há nenhuma motivação baseada nos indicadores”, pontuou.
Na explicação, o professor disse ainda que o fato da China ter espaço para cortar juros pode mudar totalmente o “jogo” e impactar, principalmente, o Brasil, que é o país que mais responde rapidamente, com o que acontece na China, seja acontecimentos bons ou ruins.
“A China está com uma política de Covid zero e está reabrindo, isso significa que haverá um apetite por commodities, arrefecimento de inflação e a normalização gradual da cadeias produtivas”, analisou.
Quer ter mais informações do mercado financeiro? Acompanhe nossa programação ao vivo:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.