
O Ibovespa oscilava na tarde desta sexta-feira (13), mas ganhou fôlego na parte final do pregão e encerrou o dia em alta. Hoje, o dia foi marcado mais uma vez pelos balanços trimestrais que movimentaram o mercado, com investidores animados pelos resultados de algumas empresas, mas também pessimistas com outras.
O cenário político continuou agitado em Brasília após o presidente da Câmara adiar a votação da reforma do Imposto de Renda para a próxima terça-feira, dia 17. O relator da proposta, deputado Celso Sabino (PSDB-PA) fez algumas mudanças, como reduzir a alíquota do IR para pessoa jurídica de 25% para 16,5%. Além disso, a PEC dos Precatórios e o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, continua no radar.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), foi divulgado nesta manhã e registrou alta de 1,14% em junho em relação ao mês anterior, conforme dado dessazonalizado divulgado pelo BC.
Nos Estados Unidos, os índices foram impulsionados pela Walt Disney e ações ligadas à tecnologia, enquanto os sinais de arrefecimento da inflação e uma forte recuperação nos balanços corporativos deixavam os índices a caminho de sua segunda semana consecutiva de ganhos.
Veja mais:
- Lucro da Walt Disney supera expectativas e atinge US$ 4,34 bilhões
- Messi recebe parte de valor pago pelo PSG em criptomoedas de torcedores
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de 0,41%, cotado a 121.193,75 pontos.
O dólar fechou em queda de 0,21%, cotado a R$ 5,245.
Nos EUA, as bolsas fecharam predominantemente em leve alta. O S&P 500 indicou +0,16% (4.468,09), o Nasdaq registrou +0,04% (14.822,90), enquanto o Dow Jones ficou em +0,05% (35.515,91).
Confira outros destaques desta sexta:
Com economia crescendo, é o momento para modernizar tributação, diz Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o atual momento de retomada da economia é o mais adequado para modernização da tributação no País. Ele ainda rebateu os manifestos pela “reforma ampla” dos governos regionais e entidades do setor produtivo.
“Quem pede reforma ampla não conseguiu fazer reforma nenhuma em 40 anos. Tem gente que ficou aqui 10, 20, 30 anos e não fez reforma nenhuma. Eu quero fazer uma reforma um pouco menos ambiciosa, mas que pelo menos esta andando na direção correta”, afirmou o ministro, em entrevista à Jovem Pan gravada na quinta-feira e veiculada nesta sexta-feira.
Ainda assim, Guedes disse enxergar agora a condição política para aprovação de uma reforma tributária. “Nunca estivemos tão perto de uma reforma”, garantiu.
IBC-Br sobe 1,14% em junho e 2º tri termina com ganhos
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta de 1,14% em junho em relação ao mês anterior, segundo dado dessazonalizado divulgado pelo BC nesta sexta-feira.
O resultado ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,40%, e com isso o índice terminou o segundo trimestre deste ano com crescimento de 0,12% sobre os três meses anteriores.
Na comparação com junho de 2020, o IBC-Br registrou alta de 9,07% e, no acumulado em 12 meses, teve avanço de 2,33%, segundo números observados.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.