
O Ibovespa oscilava na tarde desta sexta-feira (13), em mais um dia de balanços trimestrais movimentando o mercado, com investidores animados pelos resultados de algumas empresas, mas também pessimistas com outras.
Às 13h30, ações da CPFL Energia (CPFE3) e da Embraer (EMBR3) operavam em fortes altas após divulgação dos resultados trimestrais, subindo 7,05% e 6,50%, respectivamente. Do outro lado, Americanas (AMER3) caía 6,47%, Lojas Americanas (LAME4) registrava queda de 6,09% e Magazine Luiza (MGLU3) tinha baixa de 2,58%.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), foi divulgado nesta manhã e registrou alta de 1,14% em junho em relação ao mês anterior, conforme dado dessazonalizado divulgado pelo BC.
O cenário político continua agitado em Brasília após o presidente da Câmara adiar a votação da reforma do Imposto de Renda para a próxima terça-feira, dia 17. O relator da proposta, deputado Celso Sabino (PSDB-PA) fez algumas mudanças, como reduzir a alíquota do IR para pessoa jurídica de 25% para 16,5%. Além disso, a PEC dos Precatórios e o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, continua no radar.
Nos Estados Unidos, os índices Dow Jones e S&P 500 abriram em máximas recordes nesta sexta, impulsionados pela Walt Disney e ações ligadas à tecnologia, enquanto os sinais de arrefecimento da inflação e uma forte recuperação nos balanços corporativos deixavam os índices a caminho de sua segunda semana consecutiva de ganhos.
Veja mais:
- Desvalorização do real, commodities e auxílio emergencial contribuíram para inflação, diz Campos Neto
- Alta em energia e gás traz inflação maior para mais pobres ante mais ricos
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, opera em leve alta de 0,05%, cotado a 120.755,00 pontos às 13h30.
O dólar comercial registra queda de 0,40%, cotado a R$ 5,235.
Nos Estados Unidos, as bolsas estão mistas mais um dia nesta semana. O S&P 500 está operando em +0,06% (4.463,52), o Nasdaq registra -0,05% (14.808,40), enquanto o Dow Jones está em+0,10% (35.533,66).
Confira os destaques desta sexta:
IBC-Br sobe 1,14% em junho e 2º tri termina com ganhos
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta de 1,14% em junho em relação ao mês anterior, segundo dado dessazonalizado divulgado pelo BC nesta sexta-feira.
O resultado ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,40%, e com isso o índice terminou o segundo trimestre deste ano com crescimento de 0,12% sobre os três meses anteriores.
Na comparação com junho de 2020, o IBC-Br registrou alta de 9,07% e, no acumulado em 12 meses, teve avanço de 2,33%, segundo números observados.
Campos Neto: empresa pequena teve mais acesso a crédito que média ou grande
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira que, durante a pandemia, as empresas pequenas tiveram mais acesso ao crédito que as médias, e que as médias tiveram mais crescimento de crédito que as grandes.
“Não é verdade que as pequenas companhias tiveram restrição de crédito, é o contrário”, afirmou, em participação no 4º Encontro Folha Business, em Vitória (ES).
Ele voltou a destacar a agenda digital da instituição financeira, com o PIX e o Open Banking.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.