Segundo o jornal Valor econômico, a Petrobras deve anunciar nessa sexta-feira (17) reajustes nos preços da gasolina e do óleo diesel. Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro reagiu.
“A Petrobras pode mergulhar o Brasil num caos. Seu presidente, diretores e conselheiros bem sabem do que aconteceu com a greve dos caminhoneiros em 2018, e as consequências nefastas para a economia do Brasil e a vida do nosso povo”, escreveu.
Ele disse que o governo não apoia o aumento e criticou o lucro da estatal. “O Governo Federal como acionista é contra qualquer reajuste nos combustíveis, não só pelo exagerado lucro da Petrobras em plena crise mundial, bem como pelo interesse público previsto na Lei das Estatais.
Segundo o Valor, o reajuste foi em uma reunião extraordinária encerrada na noite de ontem e convocada às pressas pelo presidente do conselho, Márcio Weber.
Na reunião, os conselheiros da petroleira avaliaram ainda que a definição de preços é de competência da diretoria da empresa, e não do conselho da companhia, segundo já previsto no estatuto da Petrobras, de acordo com as mesmas fontes.
Por fim, vale mencionar que a estatal mantém os preços do diesel nas refinarias inalterados desde 10 de maio. Já a gasolina foi reajustada pela última vez em 11 de março.