O Ibovespa opera em queda nesta quinta-feira (9), na mesma direção das principais bolsas dos Estados Unidos.
O principal índice da B3 teve desvalorização de 1,18%, aos 107.093,71 pontos.
Com o minério de ferro, Vale e as siderúrgicas figuram entre as maiores quedas. Vale (VALE3) caiu 3,38%, CSN (CSNA3) teve baixa de 6,65%, Gerdau (GGBR4) desvalorizou 4,36% e Usiminas (USIM5) recuou 4,80%.
As ações da Eletrobras (ELET3;ELET6) registraram alta de 2,14% e 2,09%, respectivamente, antes da precificação da oferta de capitalização nesta quinta-feira.
Ainda entre as maiores altas, Hapvida (HAPV3) subiu 2,98% e SulAmérica (SULA11) avançou 2,69%.
CVC (CVCB3) teve baixa de 2,38%, após a operadora de turismo afirmar que avalia oferta primária de ações.
Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) também caíram mais de 1%.
Maiores altas: Hapvida (HAPV3) +2,98%, SulAmérica (SULA11) +2,69%, CCR (CCRO3) +2,24%, Eletrobras (ELET3) +2,14% e Eletrobras (ELET6) +2,09%
Maiores baixas: CSN (CSNA3) -6,65%, Magazine Luiza (MGLU3) -6,52%, Azul (AZUL4) -5,35%, Locaweb (LWSA3) -5,14% e Usiminas (USIM5) -4,80%
Confira os destaques desta quinta-feira:
Eletrobras (ELET3;ELET6)
A demanda por ações da Eletrobras, que precifica sua oferta de capitalização nesta quinta-feira, está se aproximando de 70 bilhões de reais, duas vezes o valor projetado para a operação, de 35 bilhões de reais, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto.
O preço será definido com base na demanda da oferta. O prospecto da operação considerava o valor da ação em 44 reais, cotação de fechamento quando a operação foi lançada. A esse preço e com a venda de lotes adicionais, a oferta arrecadaria cerca de 35 bilhões de reais.
CVC (CVCB3)
Nesta quinta-feira, a CVC informou ao mercado por meio de um comunicado a possibilidade de uma realização de oferta subsequente de ações.
O principal estímulo da avaliação é a gradual recuperação do setor de turismo que vem se destacando nos últimos meses. Dado o aumento da procura por viagens corporativas e de lazer, além da constante avaliação das fontes de capital disponíveis.
Em relação a oferta, a companhia não divulgou detalhes, o tamanho e o valor da possível oferta não foram informados. O que se sabe até agora, é que Citigroup e Bank of America Merrill Lynch foram engajados para coordenar a realização da possível oferta restrita.
Azul (AZUL4)
A Azul teve em maio salto de 60% na demanda por seus voos no Brasil em relação ao mesmo mês de 2021, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela companhia aérea.
Na comparação com abril, porém, o crescimento na demanda foi mais contido, de 6,6%, de acordo com os números da empresa.
Em maio, a oferta de assentos em voos da empresa no Brasil subiu mais que a demanda na comparação anual, 64%, levando a taxa de ocupação das aeronaves da companhia recuar para 76,3%ante 78,1% no mesmo mês de 2021.
Petrobras (PETR3;PETR4)
A Petrobras informou nesta quinta-feira que debateu em reunião de Conselho de Administração, na véspera, a mudança do presidente-executivo solicitada pela União em 23 de maio, mas acrescentou que o colegiado não tomou qualquer nova deliberação com relação ao tema além do já comunicado em 25 de maio.
Na reunião do dia 25, o conselho da Petrobras decidiu submeter o nome do indicado para o cargo de CEO, Caio Mario Paes de Andrade, ao processo de governança interna, conforme prevê a Política de Indicação de Membros da Alta Administração.
Naquela oportunidade, Petrobras ainda listou outras etapas para a substituição do CEO, que deverá implicar em modificações no conselho de administração, após o governo indicar Andrade para substituir José Mauro Ferreira Coelho.
Pelo fato de Coelho ter sido eleito pelo sistema do voto múltiplo como conselheiro e depois como CEO, o governo deve enviar novamente nomes para o colegiado, que também deverão ser analisados pelo Comitê de Pessoas.
Com Reuters
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.